Agradecendo a Deus Pai, a São Cristóvão que nos protegeu na estrada, cumprimos os 567 quilômetros desde Passo Fundo e o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, no Paraná.
A viagem foi mais ou menos assim: Comecei o dia às 05h20min, e, com a esposa, fomos até a sede do Grupo Planalto de Comunicação, onde os colegas já nos aguardavam. Depois dos últimos ajustes nas coisas pessoais de cada um, no micro-ônibus Moto Home da Ancorados Por Aí, fomos para o auditório, onde estavam nos esperando nossos diretores, Padre Darci Treviso e o diretor adjunto Padre Ladir Casagrande. Prefeito Pedro Almeida, Volnei Ceolin, Vice-Prefeito, Presidente da Câmara Gio Krug, Comandante do 3º. RPMon, Ten. Cel. Navarro, Secretários Rafael Bortoluzzi e Leandro Rosso, Coordenador da 7ª. RT Verceli de Oliveira, Paula Gomes, Gerente, colegas das rádios Planalto News, Planalto FM 105.9 e, claro, os quatro integrantes do Projeto: Célio Jr. Eu, Edson Silva e Felipe Accorsi. Um momento de reflexão, um momento de cumprimentos pela ousadia e um café de chaleira dos deuses, preparado pelo Wagner e a esposa Alice, do Mercado Unibom.
E a saída foi exatamente às 08h25min, com as buzinas dos automóveis nas ruas, que estavam acompanhando pelas rádios o trabalho de nossos colegas, nas duas rádios. Buzinas, cumprimentos, gritos de boa viagem e lá estávamos no trevo da Petrópolis, sentido Erechim. Rápida parada para mais cumprimentos, o abraço de boa viagem de Cristian Queiróz, que esteve conosco na primeira expedição. E o asfalto nos esperava para os 567 quilômetros que enfrentamos.
Em Erechim, às 09h25min, e logo depois a BR 153, a Transbrasiliana, que nos conduziu até Ponta Grossa. Passamos Concórdia e fomos parar para o almoço em General Carneiro, em frente à Igreja Católica Ucraniana São Miguel Arcanjo. Seguimos pela mesma rodovia e, sempre o Célio no volante, estive ao lado como co-piloto.
Momentos de tensão e os comentários indispensáveis pelas condições da estrada. Quem já conseguiu elogiar a BR 153 Transbrasiliana? Um caos a rodovia, sob a responsabilidade do DNIT. Aliás, já se esperava por isso, uma vez que há alguns dias escrevi sobre a BR que liga o centro do Mato Grosso do Sul ao Pantanal. Os caminhoneiros, nas paradas que fizemos, tem uma frase pronta: “onde tem dedo do governo, é um caos”.
Enfim, às 18 horas chegamos no Parque Estadual Vila Velha, um local que deveremos conhecer e apresentar nosso projeto ao público às 09 horas da manhã. Depois de instalados em um amplo local, banho e o jantar. Boletins e entrevistas com pessoas que encontramos e curiosos sobre o projeto e o descanso.
Ainda hoje, estaremos no CTG União Vila Velha, em Ponta Grossa, onde seremos recepcionados pela patronagem e à noite estaremos apresentando nossos painéis para os associados e simpatizantes.
Vida que segue. Amanhã estaremos apresentando um resumo do segundo dia.
E que Deus e São Cristóvão continuem nos abençoando.