Grupo Planalto de comunicação

Projeto “Do Rio Grande ao Pantanal”: uma forma ousada de reavivar a cultura gaúcha em outros pagos Acompanhe o artigo do comunicador Dilerman Zanchet, do Grupo Planalto de Comunicação

por Dilerman Zanchet

 

Dizer ou escrever, sem modéstia, ou até com muita, que é um orgulho e uma distinção honrosa fazer parte do grupo de colaboradores das Rádios Planalto que percorre anualmente o Brasil levando cultura e tradição para outras paragens, seria dispensável, não fosse também a emoção dos momentos que vivemos e os que virão ainda.

Descrever as emoções de abraçar um ouvinte ao conhecê-lo, ao vivo, no Paraná, ou saber que lá em Brasília temos amigos e ouvintes, assistentes, gaúchos de fato desgarrados do nosso Rio Grande, comemorando como podem a Semana Farroupilha e orgulhando-se sempre da tradição e suas origens, é compensador.

Sabermos que, na distante Bahia, a cerca de 2.300 quilômetros, tem gaúchos que, em meio ao folclore baiano, prestigiam a nossa cultura e cultivam nossas tradições no maior CTG do mundo, e, o que é mais interessante ainda, conhecê-lo e conviver por algumas horas com aquelas pessoas, não tem valor que pague.

Só o PROJETO DO RIO GRANDE AO PANTANAL poderia propiciar, a nós como integrantes, e aos que tiveram ou terão a oportunidade de assistir nossos painéis, um tempo de matar a saudade de nossa cultura. E o projeto, que pode parecer uma distração turística, transforma homens e mulheres em saudosos pelo seu chão gaúcho, que em muitos casos foram deixados há várias décadas.

Vivemos, nas duas primeiras edições, momentos de saudades dos nossos que deixamos em nossos lares com o coração na mão, de angústias pelas estradas do Brasil, de curiosidades pelas belezas naturais que vivemos no Pantanal, ou pela apreensão ao seguirmos por uma estrada.entre Brasilia e Goiânia, em que a fumaça das queimadas tomavam conta dos céus. Vimos animais mortos na beira da estrada, em grande parte do trajeto. No caminho para Corumbá (MS), encontramos uma lagoa com mais de 400 jacarés. Se estavam com fome, não fomos tirar a dúvida. Mas na divisa com a Bolívia, pudemos observar que vivemos, ainda com todos os problemas, em um paraíso. É o nosso Brasil.

Na semana que vem, quarta-feira, sairemos para a terceira edição do projeto. Mais uma aventura por dia, durante 25 dias. Serão 12 Estados mais o Distrito Federal, para revigorarmos a tradição incrustrada na força dos gaúchos de outros pagos, que desbravam diariamente o nosso Brasil.

Vamos contando, nesses dias, a nossa expedição, pelas redes sociais do Grupo Planalto de Comunicação e nas Rádios Planalto News (92.1) e Planalto FM 105.9 (OCanal do Rio Grande).

 

Facebook
Twitter
WhatsApp