Grupo Planalto de comunicação

Projeto “Festa de Orixás” leva cultura afro-brasileira ao palco do Teatro Municipal Múcio de Castro A apresentação gratuita acontece no dia 02 de maio, às 19h30

Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 19h30, o Teatro Municipal Múcio de Castro, em Passo Fundo (RS), recebe o projeto “Festa de Orixás”. Idealizado pelo músico e coordenador do grupo Samba de Ilê, Edugas Costa, a apresentação gratuita reúne um misto de música, dança e rodas de conversa.

Aprovado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com financiamento do Pró-Cultura e do Governo do Estado, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto busca democratizar o acesso às expressões religiosas de matriz africana. A iniciativa convida a comunidade a vivenciar manifestações culturais tradicionais que resistem ao tempo e que reafirmam sua importância na formação da identidade brasileira.

“Na ocasião, tivemos a participação de moradores do bairro, moradores de uma ocupação, lideranças comunitárias, bem como estudantes e professores da rede pública. Foi mais do que uma apresentação, foi um momento de troca. Uma verdadeira vivência cultural, onde a interação com a comunidade local foi muito significativa”, destaca o idealizador.

A apresentação no Teatro Municipal também promete reunir diferentes públicos, como estudantes de escolas públicas e privadas, acadêmicos de diversas áreas e a comunidade em geral. Para Edugas, isso mostra que a proposta do projeto está se concretizando:

“Queremos que a cultura seja vista, lembrada e que esta ajude a construir pontes. Que as pessoas compreendam e contribuam para derrubar preconceitos em relação às religiões de matriz africana e à cultura afro-brasileira”, reforça.

No dia 7 de junho, o projeto terá uma apresentação em Carazinho (RS), marcando sua expansão para outras cidades da região. Além disso, estão previstas mais três apresentações em Passo Fundo, ampliando o alcance para ainda mais pessoas.

Celebrando os Orixás e toda a riqueza das tradições afro-brasileiras, o projeto “Festa de Orixás” promove não somente a arte, mas também conhecimento, respeito e pertencimento — elementos essenciais para o fortalecimento da diversidade cultural no Brasil.

Facebook
Twitter
WhatsApp