Um projeto imersivo que visa democratizar o acesso ao cinema e valorizar a diversidade cultural brasileira com sessões de filmes da cultura indígena Kaingang estará em Passo Fundo neste fim de semana. As exibições das obras audiovisuais acontecem no Passo Fundo Shopping, neste sábado e domingo (2 e 3 de novembro), das 12h às 20h, na Praça de Eventos, no piso 1. O evento é totalmente acessível e terá sessões com intérprete de libras e audiodescrição.
Com o nome “Cinema Itinerante Kaingang – Um legado de cultura e inclusão”, a iniciativa oferece uma experiência cinematográfica única aos visitantes. Os filmes abordam temas que provocam reflexões sobre identidade cultural e são reproduzidos dentro de um domo itinerante, de projeção 360º, com uma estrutura inovadora que simula um planetário. A classificação para os filmes é livre. O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo e Pró-Cultura), pelo Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado.
A iniciativa pertence ao produtor cultural e cacique Adelino Domingos, líder da comunidade indígena Fag Nor, de Passo Fundo, e conta com a produção cultural da Conecta Cultura e da Nova Consciência Produções. Na segunda-feira (4), o projeto, que é itinerante, estará em Coxilha, no Ginásio Poliesportivo Municipal Olivério Garcia Trindade, no turno da manhã e da tarde.
O Instituto Sétimo Saber é parceiro do Cinema Itinerante Kaingang. Segundo a idealizadora do Instituto, a educadora Adriana Fêrreira, o projeto é uma oportunidade de dar acesso à comunidade sobre a cultura indígena e fomentar o conhecimento dos povos do Brasil. “Esse projeto é encantador, pois trata da história e da riqueza cultural do nosso país. Uma oportunidade incrível de se aproximar com a história e o legado de inclusão, de maneira totalmente acessível e gratuita”, afirma.
A iniciativa pretende deixar um legado duradouro, consolidando Passo Fundo como um dos pólos de apreciação cinematográfica e valorização da cultura indígena. De acordo com a organização, a curadoria de filmes foi selecionada para refletir a rica diversidade da cultura do Brasil, sobretudo a história e tradição dos povos indígenas, com destaque para a cultura Kaingang.
A programação do Cinema Itinerante Kaingang inclui obras audiovisuais imersivas com duração total de 20 minutos. A classificação dos filmes é livre. Eles serão exibidos no formato fulldome, ou seja, as pessoas acompanham o filme em rotação 360º em cúpula.
Viagem Rupestre (2024) – Acervo Artístico da UFSM
Ecopoética Gaúcha (2024) – LabInter UFSM
Raízes (2024) – Planetário da UNIPAMPA
Kamê e Kanhru (2024) – Projeto DNA Afetivo Kaingang
Flecha 2 – O Sol e a Flor (2021) – Selvagem – Ciclo de Estudos sobre a Vida
Esta obra cinematográfica foi realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo.
—