O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) está com inscrições abertas para os encontros do projeto “Segundas Fotográficas – Passo Fundo na fotografia”. Aberto a toda a comunidade e voltado para todas as idades, o projeto tem como objetivo aproximar a população da história local por meio da fotografia, promovendo também a valorização e a preservação de documentos históricos.
Para apresentar os detalhes, a fotógrafa e professora Fabiana Beltrami, do IHPF, participou do programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1). Ela informou que nesta nova etapa, o projeto será voltado à conservação do acervo, que remonta à história da fotografia no período analógico. Esse acervo inclui equipamentos fotográficos datados a partir de 1900, além de suportes com imagens fotográficas em negativo e positivo.
As coleções, tanto de fotografias quanto de câmeras fotográficas, contribuem não apenas para a preservação da história da fotografia local, mas também para o entendimento dos processos de produção de imagens dos séculos XIX e XX. Entre os itens preservados, destacam-se negativos de vidro, produções em ferrótipo e ambrótipo, carte-de-visite, postais, fotografias avulsas em diversos tipos de papel e álbuns fotográficos.
Os encontros serão conduzidos pela equipe do IHPF, que oferecerá orientação técnica, materiais didáticos gratuitos e supervisão durante as atividades. Embora o trabalho de higienização e conservação não seja complexo, ele requer atenção e delicadeza, proporcionando aos participantes uma experiência prática e educativa.
As atividades acontecerão na Sede do Instituto Histórico de Passo Fundo, localizado na Rua Teixeira Soares – 1268 (Passo Fundo – Rio Grande do Sul), e são voltadas tanto para quem já tem interesse em história e fotografia quanto para quem deseja conhecer mais sobre o patrimônio cultural da cidade.
O encontro de introdução ao tema e as atividades, será realizado dia 18/08 às 18 horas.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail ihpf@ihpf.com.br até a data do primeiro encontro, e a programação completa poderá ser acompanhada através das redes sociais do Instituto Histórico de Passo Fundo. As atividades serão realizadas pelo Edital Cultura Viva, do Governo Federal e financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (54) 99165-2472.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: