Grupo Planalto de comunicação

Projeto Vira Página implantará nova biblioteca na Escola Municipal Coronel Sebastião Rocha, em Passo Fundo

Foto: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sebastião Rocha, em Passo Fundo, será contemplada pelo Projeto Vira Página, iniciativa da produtora cultural Simples Assim, de Novo Hamburgo (RS). Com patrocínio da Corsan e do Instituto Aegea, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto vai implantar uma nova biblioteca na instituição.

Criado para revitalizar bibliotecas escolares afetadas pelas enchentes que atingiram o estado em maio de 2024, o Vira Página prevê uma transformação completa dos espaços. As melhorias incluem obras estruturais, entrega de mil livros, mobiliário sustentável, painel sensorial para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), computador, além de uma ambientação planejada para estimular o gosto pela leitura e ampliar o acesso à cultura.

Localizada na Rua Brás Cubas, 350, no bairro Valinhos, a escola atende turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Atualmente são 185 alunos matriculados, número que chega a cerca de 250 estudantes nas segundas, quartas e sextas-feiras devido ao turno integral. A nova biblioteca será integrada ao espaço Maker, fortalecendo o desenvolvimento pedagógico das crianças.

Após vistoria técnica, a arquiteta responsável pelo projeto, Verônica Onzi Peroni, avaliou o local, realizou medições e levantamento de necessidades e manteve contato com fornecedores da região. Com base nesse diagnóstico, serão definidas as adaptações necessárias para que a estrutura e o mobiliário atendam plenamente às demandas da escola.

O mesmo cuidado será aplicado à seleção dos livros: a curadoria contará com a participação da própria escola, e 70% das obras serão de autores, editoras ou ilustradores gaúchos. Os temas incluem meio ambiente e inclusão, e parte dos títulos será disponibilizada em formatos acessíveis, como ePub e audiolivros.
Para o diretor da Simples Assim, Daniel Henz, o objetivo vai além da renovação física.

“Queremos revitalizar a biblioteca como um espaço vivo, acolhedor e lúdico. As novas estruturas terão mobiliário sustentável, valorizando fornecedores locais e soluções que reúnem funcionalidade, conforto e durabilidade”, afirma.

O projeto pretende gerar impacto que ultrapasse as paredes da escola, fortalecendo a educação pública e estimulando a leitura como instrumento de transformação social.

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, ressalta que “a Companhia faz parte das comunidades onde está presente. Por isso, apoiar iniciativas que fortalecem a educação, a cultura e os espaços de convivência é fundamental para nós. A escola é a base da sociedade, um lugar de formação, cuidado e pertencimento. Poder contribuir para que esse ambiente seja cada vez mais acolhedor e estimulante é motivo de orgulho para a Companhia. Em breve, teremos a satisfação de entregar a nova biblioteca, um espaço que simboliza conhecimento, oportunidade e futuro”.

Além da Escola Coronel Sebastião Rocha, também serão contempladas as escolas municipais Saldanha da Gama (Rio Grande), Eurípedes Brasil Milano (Alegrete) e Cônego Sereno (Estrela). A primeira edição do Vira a Página tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2026.

O projeto (PRONAC 247053) conta com patrocínio da Corsan e Instituto Aegea, e realização da Simples Assim, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Facebook
Twitter
WhatsApp