Grupo Planalto de comunicação

Projetos de Educação da Prefeitura de Passo Fundo são destaque no IX Encontro Nacional de Cidades Educadoras

Projetos transformadores da Prefeitura de Passo Fundo na área de Educação foram destaque nesta quinta-feira (4), durante a programação do IX Encontro Nacional de Cidades Educadoras, em São Paulo. O Prisma Espaço Geek esteve representado por sua coordenadora, a professora Maria Augusta D’Arienzo, que explicou como o espaço incentiva a aprendizagem criativa e a difusão de conhecimento, envolvendo as múltiplas modalidades presentes na Cultura Digital.
“O Prisma é um espaço público do Município que rompe com o tempo e a metodologia da forma de aprender, por isso é disruptivo. Desenvolvemos habilidades e competências necessárias para crianças, jovens e adultos possam fazer a leitura das diferentes linguagens disponibilizadas pela cultura digital”, enfatizou Maria Augusta. Situado no Parque da Gare, o Prisma desenvolve atividades a partir de narrativas que perpassam jogos de tabuleiro, RPGs, cartas, eletrônicos, computadores, tablets, TVs, impressora 3D, kits de robótica, lousa digital, literatura infantil, juvenil e adulta, periódicos digitais e impressos, histórias em quadrinhos e mangás. Também participou do evento, representando a Prefeitura, enquanto Delegada da Cidade Educadora, a coordenadora de Inovações da Secretaria Municipal de Educação, Denize Cornelio da Luz.  
Outras quatro iniciativas da Prefeitura foram incluídas na programação do Encontro Nacional: Escola das Profissões, Ki da Hort@, Recreativo e Luz, Câmera, EducAÇÃO. Todos os projetos dialogam com o programa das Cidades Educadoras, conforme destacou o prefeito Pedro Almeida. “Passo Fundo possui diferentes espaços e iniciativas que promovem os princípios da Carta das Cidades Educadoras. No ano de 2020, antes mesmo de ser prefeito, visitei a sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras, em Barcelona, e tive a certeza de que aderir à Carta ajudaria a criar em Passo Fundo um movimento pela Educação em todas as instâncias da cidade. Conseguimos avançar muito e vamos seguir promovendo ações que busquem o desenvolvimento integral dos nossos cidadãos”, afirmou. 
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, observou que “assumir os princípios da Carta das Cidades Educadoras representa um compromisso com o futuro da cidade”. O objetivo, segundo ele, é transformar Passo Fundo em um grande espaço educador, onde as pessoas possam aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas, valorizando o aprendizado vivencial, tendo a escola como um espaço comunitário e tendo a Educação como elemento principal de diferentes ações e políticas públicas. “Os cinco projetos apresentados no evento são uma fração de um conjunto de políticas públicas que muito bem representam os diferentes eixos da Carta.”
Conheça os projetos de Passo Fundo apresentados no Encontro Nacional de Cidades Educadoras:
Prisma 
Situado no Parque da Gare, o Prisma é um espaço de leitura e autoria, do impresso ao digital, abrangendo literatura, educação, cultura, artes, tecnologia e games. Vinculado à Secretaria de Educação, incentiva a aprendizagem criativa, a criação e a difusão de conhecimento, envolvendo as múltiplas modalidades presentes na Cultura Digital. O espaço desenvolve atividades a partir de narrativas que incluem jogos de tabuleiro, RPGs, cartas, eletrônicos, computadores, tablets, TVs, impressora 3D, kits de robótica, lousa digital, literatura infantil, juvenil e adulta ok, periódicos digitais e impressos, histórias em quadrinhos e mangás.
Escola das Profissões 
A Escola das Profissões cria oportunidades de formação e capacitação profissional e está estruturada em três eixos: Eixo 1 – Profissionais do Futuro – Desenvolve nos alunos habilidades tecnológicas e linguísticas; Eixo 2 – Comércio e Serviços – Capacita jovens e adultos para ingressar no mercado de trabalho, promovendo o empreendedorismo e a melhoria da renda familiar; Eixo 3 – Indústria – Aprimora a mão de obra, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento das indústrias locais. 
Ki da Hort@
O Ki_da_Hort@ é um grande laboratório biológico de aprendizagem e tem como objetivo implantar hortas escolares como estratégia didático-pedagógica para alunos das escolas municipais. A partir do trabalho da escola como espaço comunitário e da cidade como um espaço educador, o KDH conta com 20 escolas já em andamento (canteiros prontos, plantio de mudas e sementes); 36 escolas iniciando a implantação e 16 escolas que farão a implantação em 2024. 
Luz, Câmera, EducAÇÃO
Parceria da Prefeitura de Passo Fundo com o Arcoplex Cinemas do Bella Cittá Shopping Center, o Projeto Luz, Câmera e EducAÇÃO proporciona aos alunos da rede municipal sessões de cinema com preços acessíveis. A iniciativa busca promover a formação integral dos alunos, oferecendo momentos de cultura, lazer e reflexão crítica.  
Recreativo
O RECREativo é um projeto da Prefeitura, por meio da Biblioteca Municipal Arno Viuniski, que oferece diferentes atividades voltadas para adolescentes e público infantil – contação de histórias, declamação, apresentações musicais e bate-papos com autores e ilustradores, que são transmitidas pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação. O projeto também se estende às EMEFs, oferecendo apresentações artísticas durante o recreio escolar e convidando artistas locais para enriquecer a experiência dos alunos.
Facebook
Twitter
WhatsApp