Na manhã desta sexta-feira, 5, foi dado sequência ao trabalho de demolição da estrutura do antigo Edifício Ughini, que foi totalmente consumido pelo fogo no dia 15 de julho de 2014, no maior incêndio que Passo Fundo já viu. Construído em 1943, o prédio foi por muito tempo um dos principais locais de comércio em Passo Fundo.
Na parte superior havia alguns apartamentos. Naquele local a família vai construir uma nova estrutura, também com salas comerciais. Na demolição não será utilizado qualquer tipo de explosivo, por que, além do prédio estar no centro da cidade, o artefato explosivo poderia comprometer também a estrutura de outros prédios vizinhos.
Desde a manhã de quinta-feira, 4, um grande guindaste suspende uma estrutura em que está uma pequena máquina, semelhante a um trator de esteira, que, aos poucos vai derrubado as paredes e derrubando os entulhos por um buraco que foi feito no centro da estrutura, no último pavimento. Uma equipe de pelo menos oito pessoas faz o trabalho e o acompanhamento das atividades.
Entre eles, estão os engenheiros responsáveis por colocarem a estrutura no chão. Segundo informações obtidas junto à Defesa Civil, ao todo pelo menos 40 pessoas trabalham para que a estrutura seja demolida com a máxima segurança. O trânsito no local está sendo coordenado pelos agentes da Guarda Municipal, sob a supervisão do coordenador, Ruberson Stieven.