A Prefeitura de Lajeado publicou no Diário Oficial Municipal o edital para a contratação da construção da nova ponte que ligará o municípios a Arroio do Meio, no Vale do Taquari. A nova estrutura será construída no local onde ficava a antiga Ponte de Ferro, cuja estrutura foi derrubada pela força das águas no dia 02 de maio, durante a enchente.
A nova ponte terá duas pistas (ida e volta), com 8m de largura e 102,30m de comprimento, e será executada com um misto de ferro e concreto. A ponte fará a transposição do Rio Forqueta entre Lajeado (na altura da Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro Universitário) e Arroio do Meio (na altura da estrada geral de acesso a Lajeado).
O valor total da ponte, considerando projeto executivo e execução da obra, é de R$ 11.804.186,92. Deste valor, R$ 6.753.600,00 já foram repassados pelo Governo Federal por meio da Defesa Civil Nacional, após pedido dos municípios de Lajeado e Arroio do Meio, e o restante do recurso está sendo assegurado neste momento pelo município de Lajeado, sendo este valor oriundo do superávit de 2023. Não há, até este momento, a participação de recursos privados ou vindos de arrecadações coletivas (as populares “vaquinhas”) na construção desta obra.
A contratação será feita por meio de dispensa de licitação. A dispensa neste caso tem amparo legal na necessidade urgente de realização da obra em razão do estado de calamidade decretado nos municípios, e este processo caracteriza-se pela simplificação dos procedimentos com o objetivo de agilizar a construção. Ainda assim, há disputa para a realização da obra e, nessa segunda-feira, 27/05, abriu-se o período para recebimento das propostas, e quaisquer empresas aptas que cumpram os requisitos podem participar. A sessão pública que definirá a empresa a ser contratada para fazer o projeto executivo e a execução da obra será realizada por meio de pregão eletrônico (meio digital) na sexta-feira, 31/05, às 9h.
Até que esta nova ponte seja construída entre Lajeado e Arroio do Meio, uma empresa local está fazendo uma ligação temporária, com pista única, entre as duas cidades usando o pilar remanescente da ponte de ferro. A ideia é que esta obra emergencial esteja pronta em até 30 dias. Os recursos usados nesta obra emergencial são privados. Quando a nova ponte começar a ser construída, a ponte provisória deixará de operar para dar lugar às obras da nova estrutura.
Em paralelo a isso, o Exército trabalha na construção de uma ponte ligando Lajeado e Arroio do Meio na altura do bairro Planalto, em Lajeado, e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) atua no processo para a construção de uma nova ponte conectando as duas cidades pela ERS-130.