Grupo Planalto de comunicação

Quarenta especialistas concluem formação pelos Programas de Residência Médica UFFS/HCPF A solenidade de concessão do título aos especialistas ocorreu no Teatro do SESC

Foto: HC (divulgação)
Quarenta médicos residentes concluíram suas especializações pelos Programas de Residência Médica desenvolvidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo com campo de prática no Hospital de Clínicas de Passo Fundo.
A solenidade de concessão do título aos especialistas ocorreu na sexta-feira (21/02), no Teatro do SESC, em Passo Fundo.
“A residência médica é um processo de transformação. A maioria de nós ingressa como médicos recém-formados e saímos como especialistas, não apenas só com o conhecimento adquirido da experiência, mas também com outras histórias. Na medicina, as histórias não são apenas nossas, são de cada paciente que cruzou nosso caminho, de cada familiar que nos confiou o que tem de mais precioso em sua vida.” enalteceu o orador da turma, Raphael de Souza Barbosa, concluinte do Programa de Residência Médica em Neurologia, destacando que a escuta, o cuidado e a empatia dão sentido a profissão.
O vice-presidente do HCPF, Nelso Trevisan evidenciou o espírito de coletividade presente na instituição.  “Quero dizer a cada médico residente sobre nosso orgulho em contar com o nome de vocês marcado na trajetória de 110 anos do Hospital de Clínicas. Vocês representam o cuidado e o amor a uma profissão que tem o ser humano no centro de tudo.”
O coordenador da Comissão de Residência Médica no Campo de Prática HCPF, Dr. Jorge Carlotto destacou a estrutura disponível para a consolidação do conhecimento técnico.  “Estes especialistas saem hoje formados por uma das maiores instituições que temos no sul do Brasil. Nós temos residência médica aqui há cerca de 25 anos, em um complexo hospitalar com milhares de metros quadrados, com um parque tecnológico invejável e também configurando entre os cem principais hospitais do Brasil. Unidos com a Universidade Federal da Fronteira Sul, a partir de 2014, hoje nós temos em Passo Fundo a maior COREME, o maior número de vagas de residência médica do interior do Rio Grande do Sul.”
Trezentos e sessenta e dois especialistas já foram certificados pelos Programas de Residência Médica desenvolvidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul, com campo de prática no Hospital de Clínicas de Passo Fundo desde 2014.
“A Universidade Federal da Fronteira Sul tem o privilégio e a responsabilidade social de desenvolver os seus Programas de Residência Médica, tanto aqui no Campus Passo Fundo, como no Campus Chapecó junto com as instituições conveniadas. Fizemos isso para contribuir com a comunidade e para atender ao projeto de formação superior.“ finalizou a vice-reitora da UFFS Sandra Pierozan durante seu pronunciamento.
Facebook
Twitter
WhatsApp