Grupo Planalto de comunicação

Queda de avião e paralisação na Argentina Girando pelo Mundo de 24 de janeiro de 2024

Foto: Reprodução // X (antigo Twitter)

Queda de avião – Rússia

Um avião militar de transporte russo com 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu nesta quarta-feira (24) em Belgorod. A cidade russa fica perto da fronteira com a Ucrânia.

Ao cair, o avião explodiu, e todos a bordo morreram, ainda de acordo com a agência, citando o Ministério da Defesa da Rússia.

Paralisação por 12 horas – Argentina

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta nesta quarta-feira (24) a primeira paralisação geral desde que assumiu o governo, em dezembro.

Com o lema “o país não está à venda”, a paralisação geral foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país, a partir do meio-dia (mesmo horário em Brasília), por um período de 12 horas. A Confederação de Trabalhadores Argentinos (CTA), segunda maior central sindical, também aderiu, assim como setores do peronismo.

Trabalhadores do transporte aéreo anunciaram adesão ao movimento, o que causou o cancelamento de voos programados. Entre eles 33 voos da Gol e da Latam, o que causa impacto a turistas brasileiros e argentinos. Bancos não funcionarão. Ônibus, trens e metrô devem operar até as 19h, e então parar até a meia-noite, para que as pessoas consigam chegar às manifestações programadas. Caminhoneiros também aderiram.

O objetivo é protestar contra o “decretaço”, uma Medida Provisória que faz diversas modificações na economia e nas leis trabalhistas e outros setores, e contra a chamada lei omnibus, projeto de lei prevê “superpoderes” para Milei e prevê a privatização de empresas estatais, entre outras questões. As duas precisam de aval do Congresso —a diferença é que o “decretaço”, por ser uma Medida Provisória, já está em vigor.

Ao menos uma das manifestações, a propósito, se concentrará em frente ao Congresso, com o intuito de pressionar os deputados e senadores a não aprovar as leis. Ao contrário do que planejava inicialmente, o governo Milei tem cedido em alguns pontos para aprovar a lei omnibus.

Fogo no parquinho – França

Circulam nas redes sociais vídeos que mostram um incêndio na Torre Eiffel. Contudo, o conteúdo é falso. Uma publicação no TikTok em 21 de janeiro de 2024 mostra o vídeo.

Não é verdade que a Torre Eiffel pegou fogo em janeiro de 2024. O perfil da Torre Eiffel no Instagram mostra fotos do monumento sob a neve tiradas em 18 de janeiro de 2024, sem qualquer menção a um suposto incêndio.

Em segundo lugar, no site da Torre Eiffel há uma nota publicada em dezembro segundo a qual a torre está sendo submetida a obras de manutenção e renovação, no último andar, até 9 de fevereiro. Não há menção a incêndio.

A polícia francesa também negou o ocorrido.

Suécia deixou, Turquia entrou – OTAN

O parlamento da Turquia aprovou a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta terça-feira (23), encerrando meses de negociações entre o país e a aliança militar. Foram 287 votos a favor e 55 contra.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ainda precisa assinar a decisão para que os suecos se tornem o 32º o país a integrar a aliança, o que deve acontecer nos próximos dias. Agora, resta apenas a aprovação da Hungria para que a Suécia entre na organização. É necessária a aprovação de todos os integrantes da Otan para a entrada de um novo país.

Desde 2022, a Turquia fazia objeções sobre a entrada da Suécia na aliança militar, depois que Estocolmo pediu para entrar na Otan, após a invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia. Embora se oponha à invasão, o governo turco criticou as sanções ocidentais contra Moscou.

A Turquia e a Hungria mantêm melhores relações com a Rússia do que outros membros da Otan, aliança que é liderada pelos EUA.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais