O prefeito de Erval Seco, no Rio Grande do Sul, Leonir Koche (PSDB), teve uma manifestação nesta semana repercutindo em todo o Brasil. No vídeo que circula pelas redes sociais, o político faz a utilização da frase: “Fizemos realmente um trabalho de gente branca, vamos dizer, um trabalho perfeito”.
Leonir Koche divulgou uma nota, com pedido de desculpas. Por sua vez, o seu partido, o PSDB divulgou também o posicionamento a respeito.
“Leonir Koche, cidadão ervalsequense, vem se manifestar sobre a infeliz fala proferida em uma entrevista ao “Jornal das Doze na sua Cidade”, na condição de gestor do Poder Executivo, ao comentar sobre as obras de revitalização realizadas no município:
Reconheço a desnecessidade de utilização deste ditado não mais popular, e que o mesmo não possui mais espaço na atual conjuntura social.
Entendo a importância de promover um ambiente de respeito, inclusão e igualdade em nossa comunidade, estando comprometido em corrigir qualquer equívoco que possa ter causado mal-entendido ou ofensa.
Ressalto que sou expressamente contra qualquer tipo de discriminação causada por diferenças ideológicas, crença, raça ou gênero.”
“O PSDB no Rio Grande do Sul repudia veementemente qualquer manifestação preconceituosa ou racista, bem como repudia de maneira inequívoca qualquer comportamento que não respeite as particularidades individuais. A legenda enaltece e fomenta a diversidade em todas as suas manifestações, trabalhando incansavelmente para erigir uma sociedade justa, inclusiva e equitativa.
O partido tem direcionado esforços consistentes por meio de segmentos como o PSDB AFRO, PSDB Diversidade, PSDB Mulher, PSDB Inclusão, entre outros, a fim de garantir o respeito mútuo e a defesa dos direitos de todos os cidadãos, independentemente da origem étnica, do gênero, da orientação sexual, da identidade de gênero ou da religião.
Não há espaço para comportamentos que desrespeitem a individualidade ou disseminem qualquer forma de discriminação. A agremiação reitera o seu compromisso em fomentar uma coexistência harmoniosa e construir uma sociedade que atribua um valor fundamental à diversidade como um ativo essencial para o progresso coletivo.”
FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE ERVAL SECO