Grupo Planalto de comunicação

Radar meteorológico que pode auxiliar na prevenção a enchentes chega ao Brasil O equipamento será instalado no Rio Grande do Sul

Foto: Ilustração

O novo radar meteorológico que será instalado no Rio Grande do Sul para mapear as chuvas com maior precisão já chegou ao Brasil e aguarda trâmites tributários para se deslocar a Montenegro, no Vale do Caí, a 63 km de Porto Alegre, onde será alocado.

A Climatempo é responsável por entregar o serviço e detalha que o equipamento veio do Exterior e está no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, aguardando as tratativas.

O radar fará o monitoramento de dados meteorológicos da região em tempo real, como chuvas, ventos e temporais. Por consequência, será possível mapear o volume dos rios, auxiliando na prevenção a enchentes.

O anúncio foi feito em 18 de abril pelo governo, que detalhou que o equipamento irá mapear um raio de 150 km a partir do Morro São João, no município de Montenegro, incluindo parte do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Operação e contrato

De acordo com a meteorologista Cátia, o governo trabalha atualmente com estações de monitoramento, que são diferentes do radar. Nelas, os dados atuais são de fenômenos que já aconteceram, diferente do novo equipamento, que deve mapear informações a cada 15 segundos.

Os dados serão fornecidos exclusivamente para o governo, em um banco de dados, como previsto na licitação, segundo a meteorologista.

Além disso, os equipamentos atuais são de superfície e usam inteligência artificial. Ou seja, para mapear uma área entre dois radares, ele faz uma média da informação selecionada e obtém o resultado, a exemplo do volume de chuvas em milímetros.

O contrato assinado com o governo faz parte de uma licitação homologada pelo estado em dezembro de 2023. O contrato prevê o mapeamento dos dados meteorológicos em um prazo de cinco anos, que pode se estender por mais cinco, ao fim do período.

Facebook
Twitter
WhatsApp