Grupo Planalto de comunicação

Rede pública municipal inicia aulas do ano letivo 2024 na próxima semana No total, mais de 17 mil alunos estão matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental

Crédito: Michel Sanderi/ Divulgação PMPF

O ano letivo de 2024 para os alunos das escolas da rede municipal está prestes a começar. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo está nos últimos preparativos para o começo das aulas, que acontece na próxima quarta-feira (14).

De acordo com o secretário de Educação, Adriano Teixeira, atualmente estão matriculados na rede pública 17.549 alunos. “São 5.229 na Educação Infantil e 12.320 no Ensino Fundamental e a  recepção destes alunos fica à cargo de cada escola”, aponta.

O secretário frisa que para os professores, o retorno às atividades ocorreu na segunda-feira (5) quando participaram de reuniões administrativas e pedagógicas. O processo de formação de professores é constante na rede pública municipal. Ela acontece de forma presencial e, também, no ambiente on-line de formação.

“A rede municipal tem um de seus principais ativos em seus professores. Um grupo de profissionais absolutamente competentes e preparados para ofertar o que há de mais moderno em educação. Iniciaremos o ano letivo de 2024 com 1.397 professores, sendo 287 nomeados nos últimos três anos, 51 monitores, 58 profissionais de apoio escolar, 75 auxiliares de educação infantil, 65 assistentes de educação infantil, 69 secretários de escola, 146 cozinheiras e 196 profissionais de limpeza. Serão 2.344 profissionais absolutamente mobilizados para receberem nossas crianças”, declara Teixeira.

Conforme o secretário, 2024 terá várias novidades no ano letivo municipal. “Entretanto, a que mais impactará a Educação Pública Municipal é a ampliação substancial de crianças em tempo integral. A proposta é que cheguemos ao final do ano com mais de 1500 estudantes nesta modalidade de ensino”.

Teixeira ressalta que desde o ano passado, a prefeitura está promovendo um pacote de obras da Educação que conta com o investimento de mais de R$ 27 milhões e terá seguimento em 2024.

“Estamos investindo na construção de novas escolas e na realização de obras de pequeno, médio e grande porte. As 802 ações estão divididas em três lotes e, até dezembro de 2024 deverão estar concluídas. Das diferentes frentes, temos a construção de ginásios e trocas de telhado”, pondera.

A rede municipal conta com 72 escolas, sendo 35 de educação infantil e 36 de ensino fundamental, e uma escola de autistas.

Facebook
Twitter
WhatsApp