A redução da idade para que o cidadão se responsabilize pelos seus atos, de 18 anos para 16 anos vai reduzir os índices de criminalidade? Não. Vai estagnar a violência? Não.
Mesmo que num ritmo mais lento a densidade populacional ainda cresce. O aumento no nível de renda, a redução dos índices de pobreza não serviram para amenizar o problema da violência. No Brasil, a violência está muito ligada ao consumo de drogas, problema que não escolhe classe social.
Portanto, a redução na maioridade penal não tem a pretensão de reduzir índices de criminalidade mas é certo que servirá para frear o crescimento da violência. Observei um deputado explicando que apenas 1% dos crimes são cometidos por menores. É o mesmo que dizer que se matar uma pessoa num grupo de 100 está tudo bem. Não é possível nivelar esse debate pelo mínimo. Violência é violência, deve ser combatida.
Como profissional da imprensa sinto não poder colocar nesse site o rosto de um bandido de 15, 16 ou 17 anos, mesmo que ele cometa um latrocínio (mate para roubar) para que nosso ouvinte possa atravessar a rua quando encontrá-lo. O menor que baleou o comerciante Polipo aqui ao lado da Rádio Planalto e o deixou numa cadeira de rodas, foi recolhido. Sim. Ele está no CASE. Mas está completando 18 anos. Sua ficha será zerada. Não será reincidente se tentar um novo latrocínio.










