Na última quinta-feira (04/05), representantes da Agência da Receita Federal em Passo Fundo, juntamente com integrantes da área de Cidadania Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Caxias do Sul realizaram visita ao NAF (Núcleo de apoio Contábil e Fiscal) da UPF e foram recebidos pela Coordenadora do projeto, professora Mirna Muraro, e pela Coordenadora da ESAN (Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios), professora Cleide Fátima Moretto. O encontro teve o intuito de avaliar as ações desenvolvidas, programar ações futuras e também fortalecer a campanha de destinação do imposto de renda.
O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujos objetivos são oportunizar a estudantes universitários situações de aprendizagem prática, assim como oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de menor poder aquisitivo e jurídicas de menor porte.
Um dos assuntos debatidos foi a importância da destinação do imposto de renda, que é uma forma legal e segura de apoiar os Fundos da Criança e do Adolescente, os Fundos do Idoso, assim como incentivar projetos culturais, audiovisuais e desportivos.
Existem duas formas de realizar destinações dedutíveis.
A primeira delas é a doação de recursos diretamente aos fundos e projetos incentivados. Doações desse tipo realizadas em 2023 serão deduzidas do imposto devido, apurado na declaração de 2024. O limite para deduzir é de 6% do imposto devido apurado na declaração.
A segunda forma é a doação por meio da própria declaração, caso em que a dedução ocorre imediata e automaticamente. Para isso, basta que o declarante preencha a ficha “Doações Diretamente na Declaração” e recolha o Darf. O programa calcula o valor máximo da destinação, a fim de que ela seja integralmente deduzida do imposto devido.
—-
Créditos: Natália Sartori (Agência de Passo Fundo)
Legenda da foto: Ricardo Guehlen Frosi (Agência de Passo Fundo), Mirna Muraro (Coordenadora do NAF), Natália Sartori (Agência de Passo Fundo), Gonzalo Ortega Carpio (Posto de Guaporé), Cleide Moretto (Diretora da ESAN) e Gilson César Borges de Almeida (Delegacia de Caxias do Sul).