Grupo Planalto de comunicação

Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da UPF: experiência e conhecimento para alcançar objetivos profissionais

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas em diversos Programas de Residência em Saúde. Um deles contempla a Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, que é um curso desenvolvido em parceria com o Hospital de Clínicas e a Prefeitura de Passo Fundo, e tem o objetivo de capacitar e especializar profissionais das diferentes áreas, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, para atuarem no cuidado integral à saúde das pessoas.

Egresso dessa Residência, Tiago Rafael da Silveira Meller atua como enfermeiro oncológico no centro de oncologia e infusões da Unimed Porto Alegre há quase 2 anos. Ele conta que o Programa proporcionou uma formação de qualidade dentro da especialidade de escolha, e, com isso, obteve conhecimento e experiência necessárias para construir um currículo profissional desejado, o que o fez alcançar objetivos de carreira em tão curto prazo. “Como exemplo, logo após a finalização da Residência, fui admitido para uma vaga disputada em um hospital de grande porte da capital do estado, no ambulatório de radioterapia, outra área da minha especialidade garantida através da formação por esse Programa, além da minha atual ocupação profissional em um ambulatório de referência oncológica de Porto Alegre”, comenta.

Com seu campo de prática e atuação realizado no Hospital de Clínicas, Tiago trabalhou em várias frentes durante a Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer. “Atuei em unidades de internação especializadas no cuidado ao paciente oncológico; no centro cirúrgico e de recuperação pós-anestésica com foco nos cuidados cirúrgicos de paciente com diagnóstico de câncer; e com práticas no ambulatório de quimioterapia do hospital. Também, destaco o engajamento e a potencialidade do cuidado aliado as demais profissões que faziam parte do Programa, nos proporcionando um cuidado multiprofissional de qualidade, onde podíamos aprender com as demais áreas e construir planos de cuidado e atuação mais eficazes dentro da singularidade de cada caso/paciente”, relata.

Para o enfermeiro, a integração ensino-serviço é o grande diferencial do Programa de Residência Multiprofissional, o que torna os profissionais mais qualificados, prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e com currículo e experiência suficiente para alcançar posições de destaque. “O Programa da UPF possui campo de prática de alta qualidade, aliado ao ensino e a grade curricular tão bem construídos. A Residência acabou sendo minha escolha após ser aprovado em primeiro lugar. Destaco no curso as disciplinas, que proporcionam conhecimento além do esperado para um profissional recém-graduado e que está em busca de conhecimento para ser diferencial no mercado de trabalho. Também há aulas bem embasadas, com professores especialistas na área, além do campo de prática excelente nos hospitais de referência para cada programa”, complementa Tiago.

Seja um residente da UPF
Juntamente com a Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, a UPF inscreve para as Residências Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso; Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer; Multiprofissional em Cardiologia; em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; e Integrada em Medicina Veterinária. As inscrições para os interessados seguem abertas até 13 de novembro, no site www.upf.br/residencia.

As Residências em Saúde oportunizam ao profissional uma imersão nas instituições de saúde, onde conhecem os diferentes serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde (RAS), contemplando os níveis de atenção primária, secundária e terciária. No processo, os participantes entram em contato com as diversas rotinas de cada serviço e desenvolvem as atividades conforme os protocolos e diretrizes clínicas instituídos. Ainda, se envolvem nos processos de educação continuada de cada serviço. Os residentes selecionados recebem do Ministério da Saúde uma bolsa auxílio de R$ 4.106,09.

Os cursos são desenvolvidos pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), em convênio com a Associação Hospitalar São Vicente de Paulo (HSVP), o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Veterinário (UPF) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos. As formações têm caráter de curso de especialização lato sensu e são oferecidas na modalidade de residência presencial, visando qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais