Nesta terça-feira, 22, o clero da Arquidiocese de Passo Fundo reuniu-se na Casa de Retiros, iniciando com a celebração da Liturgia das Laudes.
O assunto principal da reunião foi a prestação de contas referente ao ano anterior. Foi apresentado o balanço consolidado da Mitra Arquidiocesana de Passo Fundo que envolve todas as paróquias.
Após, ocorreu a apresentação do relatório da Cúria. Os resultados apresentados demonstram que a administração está sendo bem-feita, com equilíbrio entre receitas e despesas.
Na oportunidade, os assessores da Arquidiocese – Ildo Benincá e Jacó Benincá – realizaram uma palestra sobre “Administração e gerenciamento dos bens eclesiásticos”. Destacaram que a administração dos bens da Igreja deve ser feita obedecendo a legislação canônica, presente no Código de Direito Canônico, e a legislação do Estado. Foi destacado que a gestão deve reger-se por valores éticos, transparência e espiritualidade, pois, os bens da Igreja têm por finalidade a Pastoral.
A Equipe arquidiocesana do Sínodo recordou e atualizou as informações sobre o processo sinodal. Tudo o que foi realizado em nível diocesano e nas duas etapas em Roma resultou num documento com valor de Magistério da Igreja. Ele precisa ser estudado e os caminhos apontados progressivamente devem ser incorporados no dia a dia da evangelização.
A seguir foram dados vários avisos. Destaque ao convite para a sessão de encerramento da fase diocesana do processo de canonização do Monsenhor João Bevegnú, que acontecerá no dia 31 de julho, às 19h, em São Domingos do Sul (RS).