Grupo Planalto de comunicação

Rio Taquari atinge 24 metros e ultrapassa cota de inundação novamente

Foto: Bruno Reinehr - Grupo Planalto

O Rio Taquari, que corta a Região dos Vales no Rio Grande do Sul, atingiu 24,25 metros neste domingo, após aumentar rapidamente 48 centímetros em uma hora, ultrapassando a marca de inundação de 19 metros. As autoridades locais alertam para a gravidade da situação, especialmente para os moradores das áreas afetadas, onde a cota de segurança para evacuação é de 29 metros.

Em Estrela, no sábado à noite, o rio subiu 6 metros em 24 horas, ultrapassando novamente a cota de inundação. O acumulado de chuvas em Lajeado nas últimas 24 horas foi de 93,6 milímetros, agravando ainda mais a situação do Rio Taquari.

Os moradores de áreas ribeirinhas estão sendo orientados a deixar suas casas e procurar abrigo seguro devido ao aumento do nível do rio. Colinas está atualmente isolada, com todos os acessos bloqueados pela água.

No Vale do Rio Pardo, o Rio Pardinho transbordou, inundando residências em Santa Cruz do Sul, Candelária e Sinimbu. As previsões indicam que o rio continuará a subir, com registros recentes mostrando níveis históricos de 31,2 metros em Estrela e Lajeado.

Em Muçum, o prefeito Matheus Trojan alertou sobre inundação e disse paras as pessoas deixarem locais de riscos, veja;

Facebook
Twitter
WhatsApp