Utilizar caixas de leite para vedar as frestas em residências. Este é o objetivo do Programa Brasil Sem Frestas, que em 13 anos revestiu 523 casas em Passo Fundo.
A coordenadora do projeto, Maria Luiza Camozzatto, contou que a atuação se dá de forma voluntária. O objetivo é evitar a entrada de água, vento ou pequenos animais nas residências, especialmente nas moradias de madeira. Depois de testar materiais, concluiu-se que as caixas de leite e ou suco serviam bem, pois também isolam o calor.
Maria Luiza informou que o programa recebe caixas inclusive de outros municípios. Ao receber o material, uma equipe faz uma segunda limpeza, guilhotina e costura, formando chapas, que são aplicadas nas paredes e no teto.
A coordenadora recomendou que, antes de doar as caixas, as pessoas façam uma primeira limpeza, utilizando água e detergente. Além disso, ela pediu que homens possam auxiliar, pois hoje são 50 mulheres e dois homens que atuam no revestimento.
Além do revestimento, o material também serve como isolante térmico, reduzindo a temperatura dentro da casa em até 8ºC no verão.
Mais informações podem ser obtidas na rua Fagundes dos Reis, 97, Centro. O telefone é 99128-3327.