No próximo dia 26 de maio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Passo Fundo, completa três anos de funcionamento no município.
O Serviço de Atendimento realiza todos os tipos de ocorrências. A equipe é compostas por doze profissionais, cinco técnicos de enfermagem, seis condutores e uma enfermeira, totalizando 12 profissionais. Conforme informações do SAMU, até o momento foram atendidas 8.450 ocorrências, sendo mais de 5 mil atendimentos de motivos clínicos, e mais de 3 mil de motivos traumáticos, o que significa que, até hoje, cerca de 200 pessoas são atendidas por mês pelo SAMU.
O SAMU atende todos os tipos de ocorrências: acidentes de trânsito (colisões, atropelamentos, capotamentos), agressões, queimaduras, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, desmaios, convulsões, perda de movimentos, AVC, intoxicações exógenas, envenenamentos, tentativas de suicídio, problemas respiratórios (crises de asma, falta de ar severa), infartos, distúrbios metabólicos, sangramentos, quedas, fraturas, vítimas com objetos encravados no corpo, cortes graves, choque elétrico, gestantes em trabalho de parto, parada cardiorrespiratória, afogamentos, vítimas com problemas psiquiátricos e vítimas em surto.
A população pode solicitar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Passo Fundo pelo telefone 192. O serviço atende 24 horas.