Durante um ato de bloqueio na comunidade de São Caetano no interior do município de Sananduva, norte do Rio Grande do Sul, na tarde de ontem, 15, agricultores e indígenas entraram em confronto armado. Conforme informações da Brigada Militar de Sananduva, três agricultores ficaram feridos.
Ainda segundo informações da BM, o conflito teria iniciado em frente a capela da comunidade. Os agricultores foram encaminhados para o Hospital São João, apresentando ferimentos na cabeça. Um deles foi trazido para Passo Fundo para realizar exames mais complexos
Segue o depoimento de um agricultor que foi agredidos pelos indígenas, Ademar Benetti.
Em função da reintegração de posse da propriedade de Angelino Pansera, na Comunidade de São Caetano, foi firmado um acordo com os indígenas, que a saída dos mesmos seria pacífica e de maneira tranquila. Desta forma, solicitaram que os agricultores fechassem o salão da comunidade, abrissem todos os acessos a comunidade que estavam trancados e eles sairiam. Os agricultores de boa fé, acreditaram. Liberaram todos os acessos, e se retiraram do salão. Quando restavam apenas alguns agricultores no local, os índios atacaram por trás, saindo de trás da escola e do salão da comunidade e partindo para cima dos agricultores, com pedras, paus e lanças, não dando direito de defesa e reação. Foram covardes, os atacando desta forma. O policiamento que estava no local, havia se dirigido a outro ponto da comunidade neste momento, e os agricultores estavam a sós. A intenção dos indígenas era armar uma emboscada e matar os agricultores, pois, neste momento tentava acesso a comunidade um caminhão com índios pela entrada de São Caetano no asfalto e mais tarde chegou outro vindo pela Linha Guzzo- São João da Urtiga.
Ademar diz ainda, que acreditou que morreria ali, pois, só pararam de bater nele quando achavam que estava sem vida, e partiram para cima dos outros que ali estavam. O mesmo diz que desmaiou e somente voltou em si quando estavam o socorrendo. O seu estado de saúde expira cuidados, pois, está com muitos hematomas e ferimentos pelo corpo e rosto, como mostram as imagens.
Outros dois agricultores, Altair Calderam e Aurélio Signhoratti foram levados ao Hospital São Vicente de Passo Fundo. Segundo informações do Hospital São João de Sananduva, Altair está com Hemorragia Pleural, e Aurélio está com fratura de órbita ocular, hemorragia subaracnoide e pneumoencéfalo.