O tradicionalismo gaúcho tem uma semana de atividades em diferentes regiões do Estado. Em Santa Maria, a 22ª edição do Juvenart segue desde o início da semana, reunindo cerca de 149 grupos de jovens nas modalidades de danças tradicionais e chula. As apresentações ocorrem no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no CTG Sentinela da Querência.
O Juvenart reúne participantes de diversas regiões do Rio Grande do Sul e integra o calendário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Além das competições, o evento promove a integração entre os departamentos de tradições gaúchas e os centros de tradições gaúchas participantes.
Na Serra Gaúcha, a 32ª Festa Colonial de Canela segue com programação voltada à cultura regional. Nesta quinta-feira (30), o DTG Novo Horizontes se apresenta às 17h, com uma atividade voltada ao resgate das tradições gaúchas e à inclusão.
Também nesta semana, o Movimento Tradicionalista Gaúcho concluiu os preparativos para o 74º Congresso Tradicionalista Gaúcho. A programação tem início na sexta-feira (31), com o credenciamento dos participantes e a chegada da Chama Crioula. Durante o congresso, serão realizadas reuniões administrativas, debates e votações relacionadas às diretrizes do movimento tradicionalista no Estado.










