Ao conceder entrevista exclusiva a Rádio Planalto na manhã desta quinta-feira, 11, o candidato a governador José Ivo Sartori, defensor da candidatura de Marina, disse que o passo-fundense Beto Albuquerque rompe um paradigma político histórico no Rio Grande do Sul. Ele é o primeiro candidato a Vice-Presidente da República em eleições diretas da história no Estado.
Sartori, que apresenta crescimento nas pesquisas eleitorais, embora esteja longe de se aproximar de um eventual segundo turno, tendo Ana Amélia e Tarso Genro disparados na frente, está confiante no crescimento de sua candidatura. O fato de o PMDB estar dividido entre Dilma e Marina também não incomoda o candidato peemedebista.
Com as contas do Estado, no entanto, ele está mais preocupado. Disse que o problema previdenciário do Estado, que gasta 25% da receita com 2% da população gaúcha que são os servidores aposentados, é grave. Sartori também respondeu perguntas pontuais. Uma dela sobre a falta de médicos legistas no IGP disse que é possível fazer um convênio com instituições de saúde para resolver esse problema.