Após dois desencontros ao longo do dia, o governador José Ivo Sartori foi recebido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na noite desta quarta-feira, para tratar da situação financeira do Rio Grande do Sul. Sartori afirmou que o governo está fazendo o seu ajuste fiscal, da mesma forma que a União vem trabalhando para equilibrar as suas contas. “Precisamos solidariedade ativa do governo federal. Estamos fazendo a nossa parte, com as mudanças estruturas necessárias”, enfatizou.
Em Brasília, o governador negou que o Estado tenha dado “calote” na União, apesar de o Executivo não ter pago parcela da dívida com a União e, a partir daí, ter sofrido bloqueio de repasses do Tesouro Nacional ao Estado.
As declarações foram dadas após reunião com o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, mais cedo. Sartori salientou esperar “solidariedade e compreensão”. “Ninguém passou calote nenhum. Apenas não cumprimos uma parte. Vamos trabalhar tecnicamente como em qualquer lugar”, disse o governador. Fonte, Correio do Povo.