Grupo Planalto de comunicação

Se o voto deixasse de ser obrigatório no país, a maioria da população continuaria a votar

É o que revela a pesquisa inédita “Pergunte ao Brasil”, divulgada nesta segunda-feira pela rádio CBN, do Conecta, empresa do grupo Ibope em estudos para a internet. Dos quatro mil internautas, 58% iriam às urnas escolher o seu representante nos poderes executivo e legislativo.

Segundo o Conecta, outros 23% também votariam caso o processo eleitoral não fosse uma obrigação, mas não regularmente. Apenas 16% disseram que não participaria das eleições e 3% responderam que não sabem. Ao todo, a pesquisa selecionou sete perguntas enviadas à CBN por mais de mil ouvintes.

Em outro questionamento, 67% dos entrevistados afirmaram que o Brasil não mudou nada após as manifestações populares realizadas, principalmente, em junho. Para 23%, os protestos fizeram com que o país mudasse para melhor. Além disso, 10% acreditam que não apenas mudou como também ficou pior.

Na pesquisa, 29% dos entrevistados apontaram o combate à corrupção como a causa que realmente mobiliza os brasileiros a irem às ruas protestar. O professor universitário aposentado e ex-vereador Jesus Almeida, defende que os eleitores votem mesmo sem a obrigação. Confira no áudio o posicionamento do professor.

Facebook
Twitter
WhatsApp