A Secretaria de Educação de Passo Fundo realizou uma reunião com mães atípicas atendidas pela rede municipal de ensino para debater questões relacionadas à monitoria e ao atendimento na educação especial.
O encontro da última semana contou com a presença do Secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, das coordenadoras Angelita Scottá (Coordenadoria de Educação), Alessandra Antunes (Núcleo da Educação Especial) e Rochelle Tondello da Silva (Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional), além dos vereadores Ronaldo Severo da Silva, João Pedro Nunes e Douglas Peretto. Também participaram a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Taciana Modler dos Santos, e um grupo de mães atípicas representado por Anelise Machado Bartolamei, Francesca Nataly, Josiane Monteiro e Deise Cristina da Silva.
O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o início do ano letivo e os serviços de monitoria para os alunos com necessidades educacionais especiais. O Secretário Adriano afirmou que todas as crianças que já recebiam monitoria continuarão a ser atendidas, enquanto novos alunos serão avaliados para a designação de monitores conforme a necessidade. “Nosso compromisso é garantir que cada aluno receba o suporte adequado para seu aprendizado e desenvolvimento. Ao final de 2024, conseguimos atender todas as crianças que necessitavam de monitoria, e seguimos trabalhando para manter esse padrão, sempre buscando qualificar e valorizar os profissionais que prestam esse serviço essencial”, destacou Adriano.
Para esclarecer as dúvidas das mais de 100 mães que compõem o grupo, o secretário propôs a realização de uma live noturna para responder aos questionamentos entregues pelas representantes das famílias. “ Vamos criar um cronograma de reuniões mensais com mães de alunos da educação especial, independentemente do tipo de deficiência ou transtorno e encaminhar o cronograma das reuniões e a divulgação da live para garantir um canal contínuo de diálogo e informação”, destacou Teixeira.
As mães presentes agradeceram a abertura ao diálogo e a disponibilidade da Secretaria de Educação em ouvir suas demandas.