A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) lançou o Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS – Cachaça Gaúcha nesta quinta-feira (31/8). Na cerimônia, realizada no palco do RS Innovation Agro, na 46ª Expointer, foi apresentado o regulamento da iniciativa do programa Produtos Premium, da Sict, desenvolvido em parceria com a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus Derivados no Rio Grande do Sul (Aprodecana).
“O programa Produtos Premium fez um trabalho extremamente técnico, que objetiva agregar valor ao produto do nosso Estado”, afirmou o secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub. “Não poderíamos deixar de valorizar e fomentar o setor da cachaça, que é tão importante. Com o selo, queremos também auxiliar na divulgação desses produtos singulares.”
Segundo o presidente da Aprodecana, Paulo Ramos, é importante haver políticas de Estado que valorizem o setor da cachaça. “Nós, produtores, agradecemos imensamente a iniciativa da secretaria, pois ela vai engrandecer ainda mais o produto gaúcho, que já é reconhecido nacional e internacionalmente”, ressaltou.
A coordenadora do selo da cachaça, Silvia Schumacher, detalhou as informações do regulamento, que levou cerca de seis meses para ser concluído por um grupo de trabalho. “Há uma série de pré-requisitos aos quais os produtores devem se atentar. Depois, haverá análise documental, análise físico-química e análise sensorial dos produtos”, explicou.
A iniciativa da Sict tem como objetivo valorizar o setor gaúcho da cachaça através da garantia da qualidade e da origem do produto, incentivando a qualificação dos produtores e promovendo as cachaças gaúchas no cenário nacional.
As inscrições serão abertas em data a ser anunciada.
Fonte: Ascom Sict