Grupo Planalto de comunicação

Secretaria Municipal de Meio Ambiente apreende 23 pássaros silvestres

Na tarde de quinta-feira, por volta das 17 horas, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo (SMAM), apreenderam 23 aves silvestres. Os pássaros estavam todos em uma residência na rua Paulo da Luz Corrêa, 618, bairro Garden. Segundo Rafael Colussi, coordenador da Fiscalização e Licenciamento da SMAM, as denúncias anônimas foram fundamentais para que a secretaria pudesse chegar até o local e fazer a apreensão dos animais.

Segundo ele, o proprietário da residência atendeu a equipe da SMAM, composta também pelo chefe de fiscalização da secretaria, Fernando Bérgamo, mas ao perceber que poderia sofrer algum tipo de penalização, disse que ia até outro cômodo da casa e que voltava depois, mas não retornou. “Se estivéssemos acompanhados pela Patrulha Ambiental (Patram), esse homem teria sido preso na hora porque se trata de um crime ambiental”.

Depois da apreensão os animais foram todos encaminhados para a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na rua Uruguai, Centro da cidade. Posteriormente eles seriam encaminhados ao hospital veterinário da Universidade de Passo Fundo, onde passariam por exames. Aqueles que teriam condições, seriam soltos novamente na natureza, os outros permaneceriam no local até que pudessem se recuperar.

Foram apreendidos: um sabiá, dois trinca-ferro, um cardeal, dois Tico-Tico Rei, um Tiê, um Tiê do Banhado, três Colherinhas, quatro Canários da Terra, um Sanhaço, um Sargento, quatro Pintassilgos e uma Caturrita.

Facebook
Twitter
WhatsApp