A Secretaria da Segurança Pública ampliará a Polícia Comunitária de Passo Fundo. A instalação de dois novos núcleos, nos bairros São Cristóvão e Santa Maria, reforçará a presença dos policiais em locais estratégicos. Os investimentos da Secretaria da Segurança Pública (SSP) somam R$ 142 mil. O ato ocorre nesta quarta-feira (6), às 14h30, na Avenida Presidente Vargas, 3495, bairro São Cristóvão.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, participará do evento, que acontece logo após coletiva de imprensa, às 14h. Quatro bairros da cidade já têm policiamento comunitário: Integração, Zachia, São Francisco e São Luiz Gonzafa. Cada núcleo conta com quatro PMs, que residem nos locais onde farão o policiamento, e uma viatura. Uma parceria entre a SSP e a prefeitura garante uma bolsa-auxílio para o pagamento de aluguel das casas para os policiais.
Os PMs alugam as casas nos bairros de atuação e a viatura pode ficar na própria casa, em algum lugar da comunidade ou no próprio batalhão. A partir do levantamento das necessidades da região, o policial adapta seu horário de trabalho. A atuação do policiamento comunitário, que tem 12 horas diárias, não exclui o policiamento ostensivo já existente nos bairros.
Na implantação do projeto, o Estado também entrega para cada núcleo equipamentos de uso individual: colete balístico, pistola, rádio portátil, algema e bicicleta. O Departamento de Ensino e Treinamento também capacita policiais e líderes comunitários.
Foto: Arquivo – Blog Policiamento Comunitário.