Grupo Planalto de comunicação

Segunda edição do Curso de Embolização Genicular apresenta técnica promissora para radiologistas intervencionistas do Brasil e do Uruguai

Em sua segunda edição, o Curso de Embolização da Artéria Genicular já recebeu radiologistas intervencionistas de várias regiões do Brasil e também de fora do país. Marcado pela integração entre a teoria e prática, este curso apresenta aos participantes a técnica de embolização genicular, utilizada como uma alternativa aos pacientes com dores no joelho relacionadas à artrose.   

Nos dias 18 e 19 de agosto o Hospital de Clínicas sediou o curso, que recebeu radiologistas intervencionistas do Brasil e do Uruguai.  “Como um dos pilares da nossa instituição, o ensino vem crescendo e agregando conhecimento, possibilidades e experiências que abrem portas para a concretização do ensino como uma das grandes arestas da nossa instituição. Hoje o curso de Embolização traz profissionais de todo o Brasil e uma possibilidade de tecnologia avançada e única na região.” salientou Marisa Carretta Diniz, coordenadora de Ensino e Pesquisa do HC.  

A equipe organizadora deste curso também é pioneira no estudo da técnica, apresentando os resultados promissores deste procedimento em publicações científicas.  

“A embolização genicular é um novo procedimento realizado para os pacientes que possuem artrose de joelho e ainda não possuem indicação cirúrgica para artroplastia ou que não tem condições clínicas para isso e não melhoraram com outros tipos de procedimento. Este curso é o primeiro do mundo no treinamento dos médicos para esta técnica recebendo radiologistas intervencionistas do Brasil e do Uruguai, que aprendem aqui a como indicar o procedimento e como realizar a técnica, capacitando-se in loco com os pacientes.” pontuou o cirurgião vascular e endovascular e radiologista intervencionista, Dr. Mateus Picada Corrêa, que integra a organização do curso no HC.  

A programação do curso é voltada a oferecer fundamentação completa para que os profissionais participantes possam aplicar a embolização da artéria genicular, conforme explica o organizador do curso, Dr. Joaquim Maurício da Motta Leal Filho. “É um curso teórico-prático que vai do básico ao avançado para um público de oito alunos por turma. Inclui informações sobre a técnica, desde anatomia vascular, dicas e truques, as áreas radiológica e clínica, e a partir deste embasamento técnico posteriormente há uma prática onde o aluno participa com o instrutor de casos de embolização genicular.” explica o radiologista intervencionista e cirurgião vascular e endovascular.  

Créditos: Natieli Batistela / Comunicação HC

[foto=111828]

Facebook
Twitter
WhatsApp