Grupo Planalto de comunicação

Semana da Hemoterapia no Hospital de Clínicas integra equipes multiprofissionais ao trabalho da Agência Transfusional

Comunicação Social / HCPF

A transfusão de sangue e hemocomponentes é fundamental para o suporte ao tratamento de diversas doenças e muito utilizado em situações cirúrgicas que envolvem traumas ou outras emergências. A qualificação de toda a equipe sobre os rigorosos processos que envolvem a transfusão é indispensável para a segurança do paciente.

Pensando nisso, a equipe da Agência Transfusional do Hospital de Clínicas de Passo Fundo – HCPF promoveu uma ação de capacitação sobre o processo transfusional com a participação da equipe de enfermeiros da instituição. As atividades foram desenvolvidas ao longo de três dias e apresentaram os protocolos e rotinas da agência transfusional no HCPF.

“A importância deste treinamento é sensibilizar a enfermagem para a segurança transfusional. A transfusão é um dos transplantes – ou enxertos celulares –  mais realizados no mundo e possui alguns riscos, tanto imunológicos, quanto sanitários. Então, nosso  objetivo é padronizar e tornar estas rotinas ainda mais conhecidas para que a gente possa aumentar a segurança transfusional.” esclareceu o biólogo Vagner Albuquerque, responsável pela iniciativa da Semana da Hemoterapia no HCPF.

Além destes temas, a programação também enfatizou os procedimentos de hemovigilância e introduziu a discussão sobre o protocolo PBM (Patient Blood Management), que tem como princípios o uso racional do sangue e a tomada de decisões centradas no paciente, otimizando o processo e evitando desfechos como a anemia.

Em 2023, o HCPF realizou, em média, cerca de 800 transfusões ao mês. Todas foram acompanhadas pela equipe da Agência Transfusional, que funciona 24 horas,  gerenciando o estoque de suprimentos, além de atuar na transfusão segura, incluindo o processo de transfusão e os exames imunohematológicos pré-transfusionais.

Facebook
Twitter
WhatsApp