Novembro é um mês de homenagens no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, isso porque no dia 25 é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data serve para reconhecer cada um dos voluntários que colaboraram com a Instituição, ao longo do ano, através da doação de hemocomponentes, sejam eles, sangue ou plaquetas. Em 2024, foram registradas 8.753 doações que beneficiaram 12.566 pacientes.
A gestora de Hemoterapia do HSVP, Cristiane Rodrigues de Araújo, explicou que um dos diferenciais do Serviço é que a doação ocorre de forma voluntária e não por obrigação de repor estoques de bolsas de sangue. “Quase 60% das pessoas que doam conosco são voluntárias e de repetição. Acredito que isso é resultado das campanhas de conscientização e também porque elas encontram aqui uma coleta segura, eficiente e tranquila. Então, deixo registrada a nossa gratidão a todos os doadores”.
CORREIO DA GRATIDÃO
Para marcar a semana especial, de 18 a 25 de novembro, acontece no Hospital uma espécie de correio da gratidão. Por meio do projeto “Pílulas da Vida”, colaboradores, doadores de sangue e pacientes transfusionados vão trocar, anonimamente, mensagens de carinho e conforto. A iniciativa começou pelas enfermeiras, em 2011, e se tornou parte da rotina da Hemoterapia.
Alceu Olívio, 60 anos, e Márcia dos Santos da Silva, 14 anos, participaram recentemente da ação e aprovaram. O aposentado é um doador assíduo e sempre fica emocionado por ajudar pacientes em tratamento oncológico, como é o caso da adolescente de Palmeira das Missões. “O dia do doador é todo o dia. A possibilidade de salvar vidas já é uma forma de homenagem. Por isso, desejo que a pessoa que receber o meu recado tenha uma plena recuperação. Não tenho dúvidas que os momentos difíceis vão passar”, disse Alceu. Já a paciente Márcia devolveu o gesto solidário com um sorriso cheio de esperança.
O doador que comparecer ao Serviço e quiser participar da campanha pode deixar uma “Pílula” que será coletada e entregue ao doador. “A troca de mensagens acontece o ano todo, mas agora vamos reforçar a importância delas no processo de humanização da doação de sangue. É um gesto que valoriza o voluntariado, demonstra a necessidade de fidelizar os doadores e leva conforto às pessoas que estão internadas ou em tratamento hospitalar”, explicou a hematologista.
O DOADOR DO FUTURO
De olho na futura geração, na próxima sexta-feira, 22, o Serviço de Hemoterapia desenvolve uma atividade ligada ao projeto “Doadores do Amanhã” na Escola de Educação Infantil Padre Alcides, localizada no Bairro Victor Issler. Cerca de 85 crianças, dos 3 aos 5 anos, vão participar de um bate-papo sobre cuidados com a saúde com o mascote Hemozito .
Tornar a doação de sangue um hábito de vida das pessoas é um sonho na área da saúde. Neste sentido, ações permanentes que estimulam a doação na comunidade são criadas para diferentes faixas etárias. “No caso das crianças, é na infância que se planta a sementinha do bem, então, porque não falar com elas sobre assuntos importantes usando uma linguagem lúdica e divertida? Tenho certeza que, mesmo tão pequenas, elas têm o poder de incentivar os pais a serem solidários”, disse a Dra. Cristiane.
Na oportunidade, a Academia Passo-Fundense de Letras vai realizar a contação de histórias do texto “A porção Mágica da Vovó e o Feijão Encantado”. A Universidade de Passo Fundo, com o Projeto de extensão “Os Quatro Pilares da Obtenção da Segurança Transfusional: Educação, saúde, cultura e inovação tecnológica” e a Secretaria Municipal de Educação também são parceiros da iniciativa.
BLITZ DE CONSCIENTIZAÇÃO
Na próxima segunda-feira, 25, a equipe do Serviço de Hemoterapia vai realizar uma “Blitz de Conscientização” em frente a Unidade de Relacionamento do HSVP, no piso térreo do Passo Fundo Shopping. Os profissionais vão orientar a comunidade sobre a doação e esclarecer dúvidas de como funciona o processo de coleta, que demora de 5 a 12 minutos com a retirada de em média 450 mililitros de sangue. A atividade acontece no período das 17h às 19 horas.
DOE SANGUE
Para doar sangue o candidato precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono e pesar acima de 50 kg. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, quem tiver 16 e 17 anos deve apresentar um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. O documento obrigatório está disponível no na aba termo de consentimento livre e esclarecido no site, através do link https://hsvp.com.br/download-
O Serviço de Hemoterapia é responsável por suprir as necessidades de todo o Hospital que, atualmente, é referência em atendimento de saúde para mais de dois milhões de habitantes das regiões norte e missioneira. Quem quiser fazer uma doação pode procurar o serviço localizado na Rua XV de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.
Créditos – Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP Passo Fundo