Grupo Planalto de comunicação

Seminário Duas Safras acontecendo em Carazinho

Está acontecendo em Carazinho(Ulbra), o Seminário Duas Safras e Campo Futuro. Os projetos, capitaneados pela Farsul, com o apoio de diversas empresas e entidades, têm o objetivo de aumentar o aproveitamento do solo gaúcho no inverno e racionalizar os custos da propriedade. Na abertura, o presidente Gedeão Pereira, agradeceu o público que lotou o auditório e falou sobre o passado, o momento as perspectivas do agro. Lembrou que há 26 anos apenas, o Brasil era um importador de alimentos e que em 2035 deverá liderar a produção mundial.

Essa fase de sucesso no campo foi silenciosa e marcada pela epopéia do agricultor gaúcho que desbravou as diversas fronteiras agrícolas do país, disse ele. Conforme Gedeão Pereira, 80% dos produtores do Mato Grosso, o estado que é o maior produtor do país, são gaúchos. Ao falar sobre os preços baixos dos produtos agropecuários, disse que derivam do enfraquecimento do mercado chinês, mas que está chegando a Índia como potencial cliente aos produtos brasileiros e que o agricultor é resiliente e resiste. Nesse sentido, parafraseou seu economista-chefe, Antônio da Luz, que diz “hoje a China paga o meu salário amanhã a Índia pagara o do meu filho”.

Ainda com relação ao Duas Safras, salientou a chegada de novas fábricas de etanol de culturas de inverno, investimentos que apostam no plano de melhor aproveitamento das terras cultiváveis, que no inverno, 85% ainda ficam ociosa.

[foto=112907]

[foto=112909]

[foto=112910]

[foto=112911]
Fotos: João Altair // Planalto News

Facebook
Twitter
WhatsApp