Grupo Planalto de comunicação

Série A2: clubes passo-fundenses são favoráveis a mudança na disputa

Entre as propostas levantadas em uma primeira reunião, fórmula passaria para o sistema todos contra todos

Com a definição de Cruzeiro e Futebol Com Vida nas finais da Terceirona, as equipes já garantiram vagas para a Série A2 do ano que vem. Em breve, ocorrerá o Congresso Técnico da competição, que vai definir datas, regulamento e fórmula de disputa. E existe a possibilidade de mudanças.

Uma primeira reunião com representantes de boa parte dos 14 clubes já garantidos apontou para propostas de alterações. A principal delas seria na fórmula de disputa, que atualmente engloba os 16 times participantes divididos em duas chaves de oito cada na primeira fase. A proposta levantada seria a de disputa de todos contra todos em turno único, somando 15 jogos.

A ideia será levada a discussão no Congresso Técnico, portanto não é definitiva. Os dois clubes de Passo Fundo são favoráveis a mudança na fórmula. “É uma discussão que está acontecendo, mas vejo com bons olhos a possibilidade de joga todos contra todos. Deixa o campeonato mais atrativo e reduz o desequilíbrio técnico que pode haver entre as regiões” disse o presidente do Sport Clube Gaúcho, Luciano Azevedo.

Entretanto, o mandatário do Alviverde alerta para a necessidade de ser feita uma tabela de jogos “justa para todos os participantes”. Além disso, a ideia da proposta é que, ao fim da fase classificatória, avancem os oito melhores para a segunda fase.

A possível mudança também foi comentada por Volnei Trapasson, presidente do Esporte Clube Passo Fundo. “É uma proposta interessante, abre o campeonato. Mas vou além, defendo a ideia do acesso para quatro times à Série A, com outros quatro caindo da A para a A2” amplia.
Outra proposta defendida por Trapasson é esticar o calendário, juntando todos os clubes que não jogam o Brasileirão das séries A, B e C. “Seria um campeonato o ano todo, incluindo os participantes do Brasileirão nas fases seguintes” comenta.

Facebook
Twitter
WhatsApp