A aguardada conclusão da pavimentação na BR-285, região que une o Rio Grande do Sul a Santa Catarina, ganhou um novo horizonte: o final de 2026. Estratégica para o turismo e para o escoamento de produção, a via é o elo principal entre os cânions gaúchos e as praias do Sul catarinense.
Detalhes técnicos e progresso
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o projeto abrange uma extensão de 8,5 quilômetros. Entre os destaques da engenharia local estão três pontes, com ênfase na estrutura sobre o Rio das Antas, que possui 404 metros de comprimento. Nesta etapa, a parte estrutural de pilares e fundações já foi finalizada.
No segmento de Santa Catarina, onde o terreno apresenta maior complexidade, os trabalhos estão em ritmo acelerado, com previsão de entrega para março deste ano.
Um sonho de sete décadas
A pavimentação desse trecho entre São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC) é uma demanda histórica que atravessa 70 anos de espera. Para tirar o projeto do papel definitivamente, estão sendo investidos R$ 120 milhões provenientes do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Orientações aos motoristas
Embora as máquinas sigam na pista, o trânsito não está totalmente interrompido, mas exige cautela redobrada dos condutores:
-
Lado Gaúcho: O motorista ainda enfrenta cerca de 11 quilômetros de estrada de terra pelo traçado antigo.
-
Lado Catarinense: O fluxo funciona no sistema de comboio em horários restritos:
-
Manhã: das 6h às 7h30.
-
Noite: das 18h às 21h.
-











