O Serviço de Cirurgia Oftalmológica iniciou no Hospital de Clínicas no dia 20 de abril com o procedimento de facectomia com implante de lente conduzido pelos oftalmologistas Dr. Alexandre Higuchi, Dra. Daniela Garbin Higuchi, Dr. Helio Garbin e pelo anestesiologista Dr. Cezar Lorenzini.
O cirurgião oftalmológico Dr. Alexandre Higuchi explica quais são os casos em que há indicação da facectomia com implante de lente. “A cirurgia de catarata (Faco+LIO) é a cirurgia mais realizada em pacientes acima de 60 anos de idade, estando indicada em pacientes que tenham piora visual relacionada a catarata. Em média, as pessoas operam catarata aos 70 anos de idade, podendo variar desde catarata congênita (no nascimento, representa 0,4% dos casos) até pacientes com 100 anos de idade.”
O Facoemulsificador Alcon Centurion é considerado um dos expoentes tecnológicos nesta área e foi o equipamento escolhido no Hospital de Clínicas para o início do Serviço de Cirurgia Oftalmológica. “Esse equipamento torna a cirurgia mais rápida, eficiente e segura para o médico e paciente, com um excepcional controle de fluídica e emulsificação do cristalino, desde o mais mole até o mais maduro). Poder oferecer para nossos pacientes a mesma tecnologia dos melhores centros do mundo é motivo de muita alegria e satisfação para toda a nossa equipe.” pontua Dr. Alexandre.
Este procedimento demanda de alta capacitação da equipe, além de tecnologia disponível. Por isso, a capacitação profissional e o apoio técnico são fundamentais para a realização de procedimentos complexos com segurança e qualidade, e também com mais rapidez. “Na cirurgia de catarata usamos uma micro incisão de 2,75 mm, na qual uma caneta do aparelho – facoemulsificador – lava o olho e aspira o cristalino opaco (catarata); pela mesma incisão introduzimos uma lente intraocular de material flexível, dobrável que se abre dentro do olho, ocupando o mesmo lugar do cristalino original; existem diversos tipos de lentes intraoculares, podendo diminuir ao máximo a necessidade de uso de óculos em alguns casos. O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia com colírios e sedação.” destaca o oftalmologista.
O pós-operatório do paciente é acompanhado pela equipe médica continuamente, conforme evidencia o especialista. “Normalmente o paciente retorna no primeiro dia, no 5º dia e no 15º dia e após 3 meses, sendo que a visão começa a melhorar após três a cinco dias em geral, devendo estabilizar após um a dois meses. São usados colírios com antibióticos (para prevenir infecção) e anti-inflamatórios por 20 a 30 dias.”
O Serviço de Cirurgia Oftalmológica conta com a estrutura de apoio oferecida pelo HC Select para internações ou atendimentos ambulatoriais. “Estar em um centro cirúrgico com estrutura para receber pacientes ambulatoriais e também casos mais complexos nos traz segurança e retaguarda. Se esse centro cirúrgico ambulatorial (sem necessidade de internação) pode ter uma estrutura mais agradável e confortável para o paciente e familiar é melhor ainda.” finaliza Dr. Alexandre Higuchi.
Créditos: Natieli Batistella/HC