Grupo Planalto de comunicação

Serviço de Hemoterapia comemora resultados de campanha realizada nas escolas

A “Blitz da Doação de Sangue” multiplicou por sete o número de jovens doadores de sangue.

Há um ano, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo lançou a campanha da “Blitz da Doação de Sangue nas Escolas” com o desafio de conscientizar os jovens sobre a importância deste gesto solidário. Na época, apenas 24 doações do público de 16 e 17 anos constavam no registro do Serviço de Hemoterapia, agora este número é sete vezes maior. 
Os resultados foram apresentados na última quarta-feira, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, para os representantes de escolas públicas e privadas que foram reunidos na Unidade de Relacionamento do HSVP no Passo Fundo Shopping. Neste período, 3.237 estudantes assistiram a palestras sobre a segurança do processo de doação, realizadas pela responsável técnica da Hemoterapia, Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, com a participação do mascote Hemozito.
Após a ação, 172 estudantes do ensino médio fizeram doações de sangue no HSVP. O número também é expressivo quando contabilizado o aumento de novos voluntários dos 18 aos 29 anos, totalizando 3.866 doações. “Encerramos a campanha com dever cumprido e o coração cheio de esperança O nosso projeto foi além das fronteiras da sala de aula, pois envolveu alunos, professores, funcionários e pais. Também observamos um movimento de jovens vindo de escolas da região para doarem conosco”, contou a médica responsável. 
A iniciativa de fidelizar os jovens, considerado o menor público entre os doadores de sangue, foi abraçada por 14 escolas. O coordenador do Colégio Marista Conceição, Marcelo Ferrão, disse que a campanha é de suma importância social. “O tema é bastante sensível, principalmente para as pessoas que necessitam de doação de sangue e não podem esperar. Acho que a conscientização nesta idade, a partir dos 16 anos ou mesmo antes, é a decisão mais acertada. Ficamos felizes em receber a equipe do Serviço de Hemoterapia para sanar as dúvidas dos nossos estudantes, essa é uma parceria que existe há bastante tempo e com certeza será renovada”.
A diretora corporativa de operações, Márcia Andrea Ferrão, agradeceu aos educadores pelo apoio, mas principalmente aos jovens que realizaram uma doação de sangue após a blitz educativa. “O Serviço de Hemoterapia é responsável por suprir as necessidades de todo o Hospital que, atualmente, é referência em atendimento de saúde para uma região de mais de dois milhões de habitantes. Sabemos que os doadores mais assíduos estão envelhecendo, então, a nova geração tem um papel social que só será preenchido com conhecimento e educação”. Entre junho de 2022 e maio de 2023 foram recebidas 12.851 doações.
O roteiro de visitas do Serviço de Hemoterapia aconteceu nas escolas Adelino Pereira Simões, Alberto Pasqualini, General Prestes Guimarães, Maria Dolores Freitas Barros, Professora Eulina Braga, Protásio Alves, Nicolau de Araújo Vergueiro, Instituto Menino Deus, e nos Colégios Salvatoriano Bom Conselho, Marista Conceição, Notre Dame, Fleming, Tiradentes e no Integrado UPF. “Gostaríamos de agradecer a todos os nossos doadores e convidar as pessoas que ainda não doaram sangue para se somarem a ideia, serão todos muito bem-vindos no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo”, finalizou a Dra. Cristiane.
Doação de sangue no HSVP
O voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono e pesar acima de 50kg. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, o adolescente precisa de um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. Quem quiser fazer uma doação deve procurar o serviço localizado na Rua XV de Novembro, no prédio da Radioterapia, nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.
Créditos: Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP Passo Fundo 

[foto=109275]
[foto=109274]

Facebook
Twitter
WhatsApp