No próximo dia 2 de março, às 18h30, o SESCON-RS vai inaugurar o seu Posto de Certificação Digital na Região da Produção. Junto à vice-presidência da entidade, em Passo Fundo, o espaço vai contar com toda estrutura necessária para oferecer o serviço com agilidade e segurança. Essa importante ferramenta de autenticação de dados facilita o fluxo de informação entre empresas e os órgãos de registro e regulamentação. No período de dezembro de 2013 a dezembro de 2014, foram emitidos cerca de três milhões de certificados digitais no Brasil, número que deve crescer a cada ano. O SESCON-RS é Autoridade de Registro em Certificação Digital (AR).
A criação do Posto é vista como um importante passo dentro da atual gestão do SESCON-RS. “A certificação digital cresce a passos largos, junto com as novas tecnologias. Como nossa entidade está com o forte propósito de ampliar suas ações no Interior do Estado, trazer essa inovação para a pujante Região de Passo Fundo era uma necessidade premente”, afirma o presidente Diogo Chamun. O SESCON-RS já oferece o serviço em Porto Alegre, São Leopoldo e Lajeado.
ATENDIMENTO IN LOCO – Outra facilidade que o Posto da AR SESCON-RS trará para a região é a possibilidade de atendimento in loco em qualquer município. Essa modalidade está em amplo funcionamento nas regiões onde o SESCON-RS possui seu posto de certificação e é uma comodidade para quem desejar obter o certificado digital, sem precisar se deslocar. Para tanto, é necessário agendamento prévio e um número mínimo de certificados a serem emitidos. “Nossa intenção é atender as demandas, onde quer que elas estejam. O atendimento in loco tem crescido com alto grau de satisfação de quem o utiliza”, afirma Chamun. O Posto da AR SESCON-RS em Passo Fundo está localizado na Rua Sete de Agosto, 448 (Centro). Mais informações pelo fone (54) 3312-2440 ou e-mail postopf@sescon-rs.com.br
FERRAMENTA INOVADORA – A Certificação Digital atua como uma assinatura virtual, tornando mais segura a prática de atividades online, como o uso de internet banking e compras. Desde o ano passado, a Receita Federal passou a remeter a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida para quem já possui a certificação. Para as empresas, por exemplo, é peça-chave para o envio de documentos e dados junto ao poder público. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão do Governo Federal, no período entre dez/13 a dez/14 foram emitidos 2.723.634 certificados digitais em todo o Brasil.