Grupo Planalto de comunicação

Sessão abre o período ordinário de 2023 na Câmara de Vereadores de Passo Fundo

O Plenário Sete de Agosto sediou a Reunião Especial de Abertura e Instalação da Sessão Legislativa de 2023 realizada na tarde desta quarta-feira (15), que deu início ao Período Ordinário deste ano. A solenidade contou com participação dos parlamentares, com a presença do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, além de integrantes do Executivo Municipal, representantes de entidades e lideranças da comunidade. O presidente da Câmara, vereador Alberi Grando (MDB), coordenou a Sessão Especial.

O presidente Grando destacou a prioridade do Legislativo em cumprir suas funções e deveres, além de ter observado mudanças feitas nas dependências do plenário, justificando-as como necessárias para melhoria nas condições de trabalho dos vereadores e servidores. “As modificações visam promover melhoria nas condições de trabalho de todos os vereadores e um melhor andamento nas sessões legislativas, bem como promover uma aproximação com os eleitores”, colocou.

Ainda em seu espaço, Grando salientou a necessidade em revisar a Lei Orgânica por meio da formação de uma comissão especial, bem como a meta em instalar a Escola Legislativa na Casa, visando o aprimoramento nos trabalhos legislativos. Após citar outros planos de ações para este ano, o presidente do Legislativo reforçou o propósito em aproximar ainda mais a população e a Câmara. “Ainda há ações a serem feitas na Casa, bem como, cabe reforçar, que elas serão realizadas visando acolher melhor nossa comunidade, pois devemos receber suas demandas e cumprir nosso papel enquanto Poder Legislativo”, completou.

Em nome do Executivo, o prefeito Pedro Almeida pontuou o importante papel que a Câmara vem cumprindo com a parceria junto ao Executivo. Ele cumprimentou o vereador Grando, por ter sido Líder do Governo na Casa nos últimos dois anos, e saudou os parlamentares Gio Krug (PSD) e Wilson Lill (PSB), por serem os novos líder e vice-líder do governo respectivamente. O chefe do Executivo ainda ressaltou o êxito da proximidade entre os poderes como fator importante na entrega de diversos programas, além de enumerar dados relevantes como ser a atual sexta economia do estado, o quarto lugar na geração de empregos no ano anterior e o crescimento de 17% nos últimos dez anos. O prefeito Pedro sublinhou a intenção de solidificar a parceria com o Legislativo e o plano de projetar a cidade para os próximos anos. “Temos o propósito de estabelecer Passo Fundo como uma cidade educadora, com melhor e maior mobilidade urbana. Ao invés do populismo, propomos ampliar o debate no campo das ideias, para assim construirmos uma Passo Fundo do futuro”, concluiu.

No momento seguinte, os demais vereadores tiveram um espaço de dois minutos cada para fazer suas primeiras manifestações na tribuna em 2023. Nos pronunciamentos, foi ressaltado o aprimoramento da aproximação da comunidade com os gabinetes na acolhida de demandas. Também foi feita menção à importância em o Executivo acolher cada vez mais pautas enviadas pelos gabinetes, para solidificar a proximidade entre os poderes. Na tribuna, os parlamentares ainda endossaram o compromisso com pautas em benefício da comunidade e a necessidade em colaborar para proposições que representem melhoria e progresso para a cidade.

 

Sessão Plenária

Após a conclusão da Sessão Especial, os vereadores realizaram a primeira Sessão Plenária Ordinária de 2023 com o propósito de debater e encaminhar a tramitação de matérias no Legislativo. Entre elas, consta um Projeto de Lei Complementar (PLC), em Discussão Prévia Única, de autoria do Executivo, que propõe modificações no Plano Diretor.

Além desta, outras dez matérias estiveram na Pauta em Primeira Discussão Prévia, sendo uma de autoria do Executivo e as outras nove de autoria de vereadores. Estas tratam de temas como Plano Diretor, educação, saúde, cultura, religião, economia e inclusão. Nas próximas sessões essas propostas serão novamente discutidas e terão suas tramitações analisadas e encaminhadas pelos vereadores, para então serem votadas em Plenário.

 

Fonte: Assessoria / Câmara de Vereadores.

Foto: Ari Machado (Planalto News)

Facebook
Twitter
WhatsApp