Anualmente, o Brasil registra cerca de oito mil casos de câncer em crianças e adolescentes, com idade entre 0 a 19 anos, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Devido a esse cenário, o mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Dourado, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, fator essencial para o aumento das chances de cura.
A equipe médica do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo, formada pelo Dr. Pablo Santiago, Dr. Marcelo Cunha Lorenzoni, pela Dra. Caroline Fincatto da Silva e Dra. Alice Moraes D’Avila, explica que os tipos de câncer mais comuns nessa faixa etária estão os tumores do sistema nervoso central, cânceres ósseos, leucemias e linfomas. Alguns sinais merecem atenção, como mudanças de peso sem causa aparente, febre persistente, suor noturno, dores ósseas, ínguas aumentadas, dor de cabeça constante, vômitos frequentes, alterações no equilíbrio, palidez e surgimento de hematomas. Esses sintomas, conforme os especialistas, podem indicar a presença de uma neoplasia maligna.
Por serem manifestações que também costumam surgir em condições menos graves, o câncer infantojuvenil pode passar despercebido. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos a qualquer mudança no comportamento ou na saúde da criança e busquem orientação médica diante de sinais persistentes. Conforme os profissionais, embora esses sintomas possam estar ligados a algumas doenças comuns da infância, é essencial considerar a hipótese do câncer para não perder o momento ideal do diagnóstico. A doença tem alto potencial de cura, desde que seja detectada a tempo.
Ainda segundo os médicos, identificar a doença nas fases iniciais é fundamental para o sucesso do tratamento. Isso porque, com os avanços na medicina e tratamentos mais modernos, a possibilidade de cura melhorou bastante nas últimas décadas. Hoje, 70% dos pacientes diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados têm chances reais de recuperação.
Ações alusivas à campanha Setembro Dourado
Nos dias 11 e 12 de setembro, o HSVP promove a V Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo e visa promover a atualização científica e o intercâmbio de experiências sobre o câncer infantojuvenil. As inscrições podem ser feitas até dia 08 de setembro, pelo link https://hsvp.com.br/
Para finalizar o mês, no dia 27 de setembro, a Instituição realiza a 6ª edição do Encontro de Celebração da Vida, evento que reúne ex-pacientes que venceram a batalha contra a doença. A atividade será realizada na Associação de Funcionários do HSVP e contará com a presença de mais de 30 crianças e adolescentes, seus familiares e equipe multiprofissional.
O Centro Oncológico Infantojuvenil
O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência para uma população de 226 municípios das regiões norte e missioneira do Rio Grande do Sul. Com uma equipe multiprofissional especializada em oncologia pediátrica, o Serviço presta atendimento acolhedor e humanizado a crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. A estrutura dispõe de Ambulatório, Espaço Lúdico, Unidade de Internação, Brinquedoteca e Classe Hospitalar – Escola da Vida.
ENTREVISTA NA RÁDIO PLANALTO NEWS (921.):
Dr. Pablo Santiago concedeu entrevista à Rádio Planalto News (92.1), para falar sobre a Campanha Setembro Dourado e a preparação para V Jornada de Hematologia e Oncologia Pediátrica. Ele participou do programa Comando Popular, com a apresentação de Luiz Carlos Carvalho.
OUÇA AQUI: