Grupo Planalto de comunicação

Sexta-feira de homenagens para a padroeira Nossa Senhora da Conceição em Passo Fundo

Nesta sexta-feira, dia 08, feriado em Passo Fundo, acontece a Festa de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do município.
A programação reúne grande número de devotos na paróquia matriz, em frente à Praça Tamandaré. Pela manhã, às 10 horas, é celebrada a missa festiva, presidida pelo arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, ao lado dos padres Tiago André Guimarães e Fábio de Morais.
Os cartões foram vendidos para o churrasco. Ainda estão à venda no salão doces e cucas.

A COMEMORAÇÃO
As homenagens para Nossa Senhora da Conceição na capela são anteriores à emancipação do município. São 176 anos.

No rol dos primeiros migrantes, o então Cabo Neves, em recompensa pelos serviços prestados ao império recebeu uma gleba de terra na região onde hoje se localiza a Praça Almirante Tamandaré, dando-lhe o nome de “Gleba Nossa Senhora da Conceição”. Nessa época, aproximadamente, 50 famílias residiam nos arredores.

Cabo Neves e sua esposa doaram à Igreja Católica um terreno para que fosse construída uma capela. No ano de 1834 veio de Porto Alegre a licença para levantá-la. Esta foi inaugurada em 23 de agosto de 1835, no lugar onde, atualmente, se localiza a Catedral Nossa Senhora Aparecida.

No dia 26 de novembro de 1847, dois anos após a capela ser reformada, foi criada a Paróquia como “Freguesia Nossa Senhora da Conceição Bem Aparecida de Passo Fundo”, elevada, então à condição de Matriz Paroquial.

Por ocasião da instalação do município de Passo Fundo, em 7 de agosto de 1857, de comum acordo, as autoridades civis e religiosas escolheram Nossa Senhora da Conceição como padroeira do município (que abrangia uma área maior que a atual).

Fotos: Luiz Carlos Carvalho (Planalto News)
Facebook
Twitter
WhatsApp