O Show Rural Coopavel, maior feira agropecuária da América Latina, vive nesta quarta-feira (12) mais um dia histórico. Pela manhã, o evento recebeu de uma só vez nada menos que três governadores: Ratinho Junior, do Paraná; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Antonio Denarium, de Roraima. E à tarde servirá de palco para uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa, outro fato inédito.
“Pela primeira vez, em 37 edições, o evento reúne três governadores. O Show Rural se tornou o maior evento da América do Sul, crescendo significativamente nos últimos cinco anos, muito pelo apoio que o Governo do Estado do Paraná tem dado à feira”, celebra na ocasião o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
“Sabemos que o Paraná e o cooperativismo paranaense têm cada dia mais protagonismo no agronegócio nacional. O Show Rural, que é uma feira extremamente técnica, proporcionando aos agricultores acesso a novas tecnologias, equipamentos e metodologias de trabalho no campo”, destacou o governador do Paraná ao iniciar o dia com uma coletiva à imprensa.
Ratinho Junior aproveitou para falar dos avanços em infraestrutura, um dos pontos centrais de sua gestão. “O novo programa de concessões [pedágio] prevê milhares de quilômetros de duplicações, terceiras faixas, contornos, viadutos e passarelas, além de serviços de conservação ao longo dos 30 anos de contrato”, disse ele, ressaltando que o lote que contempla as regiões Oeste e Sudoeste receberá o maior investimento de todos, de quase R$ 8 bilhões em obras.
Ao longo do dia, Ratinho Junior anunciará uma série de investimentos voltados ao setor agropecuário. Entre eles, estão novas linhas de crédito para produtores rurais, um programa de inovação para o desenvolvimento de tecnologia genômica aplicada ao agronegócio e avanços nos Corredores Rodoviários Sustentáveis, com a ampliação da rede de abastecimento de gás natural e biometano.
“O Paraná já se consolidou como o estado com o maior número de usinas de biogás no País. Das 1.500 existentes no Brasil, 600 estão aqui. Nesta região, por exemplo, há propriedades onde a geração de energia a partir do biogás já supera a renda da produção agrícola”, disse Ratinho, que aproveitou para assinar documento conjunto com a Coopavel e a Itaipu para criação de um ecossistema de startups voltado para pesquisas agropecuárias.
Ao longo do dia, serão entregues novos equipamentos e recursos para os colégios agrícolas do Estado, incluindo tratores, drones, perfuradores de solo e plantadeiras de mandioca. O governador também participará de uma reunião com as diretorias da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), ao lado do colega Eduardo Riedel, para tratar de novos investimentos e parcerias.
Fonte: Alerta Paraná