Grupo Planalto de comunicação

Sinais da gagueira podem ser identificados muito cedo

Gagueira é um termo popular e, é também a denominação científica desta alteração na fluência da fala. Em geral quando os estudiosos utilizam o termo gagueira isoladamente estão se referindo à gagueira do desenvolvimento, ou seja, à gagueira mais comum entre as alterações da fluência.

Ela surge por volta de dois ou três anos de idade, na época em que as crianças estão ainda em aquisição de linguagem, começando a estruturar frases maiores e mais complexas. No entanto, em alguns indivíduos a gagueira do desenvolvimento pode ter início um pouco mais tarde, seja por volta de seis ou sete anos ou mesmo, embora mais raramente, na adolescência.

A fonoaudióloga Luciane Grazziotin destaca que a gagueira não afeta a inteligência da criança. “É um disturbio na área pré-motora. A criança tem dificuldade na área do planejamento motor. Não afeta a inteligência, nem a  linguagem. A gagueira é mais comum no sexo masculino, e afeta cerca de 1% da população mundial”, destaca. 

As alterações básicas da gagueira são as repetições de sílabas, os prolongamentos de sons e os chamados bloqueios: interrupções mais ou menos marcadas na fala, que são percebidas como uma impossibilidade momentânea de emitir qualquer som.

Além dessas rupturas, temos com frequência os movimentos associados, como mover braços, tremor de lábios, bater o pé no chão, piscar os olhos, destacou a fonoaudióloga luciane grazziotin.

Facebook
Twitter
WhatsApp