Grupo Planalto de comunicação

Sinpro/RS recebe homenagem da câmara pelos seus 85 anos

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite desta quarta-feira (24), uma Sessão Solene na qual prestou reconhecimento ao Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), por completar 85 anos de atividades no estado. A solenidade foi proposta pela vereadora Regina Costa dos Santos (PDT) e foi aprovada por unanimidade pelo Parlamento Municipal. Ela contou com a presença de parlamentares, representantes do Executivo, de entidades da educação e de lideranças comunitárias.
A Mesa Oficial da Sessão foi coordenada pelo presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB), que esteve acompanhado da proponente da cerimônia, vereadora Regina, da coordenadora regional de Educação pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Carine Weber, da secretária municipal adjunta de Educação, Angelita Scottá, e da diretora do Sinpro/RS – Regional de Passo Fundo, professora Claudia Freires da Silva.
Na abertura da solenidade, o presidente Alberi enalteceu a relevância da solenidade pela ocasião de celebrar a longevidade do sindicato e por seu papel na educação e junto ao magistério. “É uma honra para esta Câmara prestar essa homenagem a uma entidade que defende os interesses da classe, sempre observando a política assistencial, bem como as reivindicações da categoria, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e por consequência, do ensino oferecidos por estes profissionais que conduzem o desenvolvimento da nossa sociedade”, declarou.
Em sua fala na tribuna como proponente, a vereadora Regina enfatizou a atual diretoria, salientou a representatividade que a entidade possui junto aos professores, bem como a importância da educação e dos professores. Ela enaltece a força da entidade em nome da classe docente. “A educação importa, os professores importam. Temos que comemorar, pois temos nossas entidades de classe. Celebrar os 85 anos do Sinpro é reafirmar a resistência e luta desta categoria que tanto sofre e, diariamente, vem adoecendo no local de trabalho. Sindicato forte é aquele que tem a categoria ao seu lado”, pontuou.
Regina também salientou a presença constante dos dirigentes junto aos professores, bem como a atuação da direção nos principais espaços de participação social, apontando sua força junto à categoria. A vereadora ainda lembrou ações marcantes da entidade durante sua trajetória e endossou a união entre profissionais e entidades de classe, em especial na educação. “Os desafios da educação, de profissão docente, são gigantes se encarados sozinhos. Mas se juntas e juntos estivermos com nossas entidades de classe, somar forças a elas, com certeza seremos mais fortes”, afirmou.
Para concretizar e eternizar a homenagem, o Legislativo Municipal, através de seus vereadores e autoridades presentes, entregou uma placa de Honra ao Mérito à diretora regional da entidade, professora Claudia Freires da Silva, pelos 85 anos de atividades do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).
Após a entrega da placa, a professora Cláudia foi à tribuna, em nome do Sinpro/RS, e ressaltou a soma dos trabalhos de direções anteriores para consolidar a entidade e explicou sobre a amplitude da atuação do sindicato que se estende a muitas instituições de ensino de diversas cidades da região. Ela reforçou que a entidade possui várias frentes de atuação, incluindo projetos educativos, bem como seu dinamismo no setor. “Nós temos amplo diálogo, pois precisamos das escolas e dos estudantes, uma vez que os professores precisam trabalhar. Nosso sindicato é muito dinâmico e participa de muitos projetos voltados à educação e à cultura”, apontou.
Após mencionar diversas ações voltadas à categoria e às escolas em contexto histórico, Cláudia agradeceu ao Legislativo, ao Executivo e a outras entidades públicas e privadas pela contribuição ao andamento dos trabalhos e encaminhamento de solicitações. Ela ainda sublinhou a importância da atenção a ser prestada ao professor no aspecto humano, para além do profissional. “Nós temos que cuidar dos profissionais além de acolher as demandas. Além disso, temos que fazer cumprir as diretrizes da educação. Por isso o Sinpro/RS existe, para trabalhar em prol dos professores e do ensino”, completou.
Sinpro/RS
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) foi fundado no dia 21 de maio de 1938. A entidade se notabilizou por se fazer presente na defesa dos interesses dos professores desde seus primeiros anos. Nas primeiras décadas, se caracterizou por uma política mais assistencial, enquanto nas últimas foi adotado um viés para as reivindicações. O Sinpro/RS tem como marcas a presença de seus dirigentes junto aos professores nas instituições de ensino e a participação da direção nos principais espaços de participação social, como por exemplo, o Conselho Estadual de Educação (CEEd) e conselhos municipais de educação.
Atualmente, a entidade representa mais de 30 mil professores da rede privada de ensino do Rio Grande do Sul, que trabalham em mais de 2,5 mil instituições de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, atendendo 425 mil estudantes. A adesão ao sindicato representa mais de 67% dos professores. A instituição é considerada pioneira no conceito “Sindicato Cidadão”, adotado no início da década de 1990, tendo adotado o “Sistema Colegiado” em 1994, e é respeitada por sua trajetória de luta e promoção de cidadania. Atualmente, conta com 13 sedes regionais no Rio Grande do Sul e é responsável por diversas conquistas trabalhistas no decorrer deste período.
Fonte: Comunicação Digital / CMPF
Facebook
Twitter
WhatsApp