Grupo Planalto de comunicação

Sistema de navegação cirúrgica estreia na Ortopedia do HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, é a única casa de saúde do sul do país a utilizar o sistema de navegação robótica Amplivision V3 em cirurgias de joelho e quadril. A tecnologia francesa estreou no mês de julho em procedimentos realizados na Unidade Uruguai. A Instituição, referência na área de Ortopedia e Traumatologia, está ampliando o uso da tecnologia robótica para melhorar as opções de tratamentos disponíveis aos pacientes. 

Os especialistas do serviço no HSVP, em parceria com a Clínica IOT, realizaram as primeiras próteses unicompartimentais de joelhos com o apoio do navegador cirúrgico Amplivision V3. O cirurgião responsável, Dr. André Kuhn, explicou que a técnica foi escolhida para tratar dois pacientes, um de 44 e outro de 65 anos, que sofriam com problemas de artrose medial, uma patologia provocada pelo desequilíbrio muscular progressivo. 

“A unicompartimental ou artroplastia parcial de joelho é uma meia prótese que utilizamos para substituir o lado interno ou externo femorotibial. Esta é a primeira vez, no interior do Rio Grande do Sul, que realizamos o posicionamento de próteses por meio da navegação, antes era feita no formato convencional apenas com instrumental mecânico. A tecnologia do Amplivision V3 nos permitiu um importante planejamento intraoperatório, maior precisão nos cortes e melhor previsibilidade nos resultados cirúrgicos”, explicou o Dr. Kuhn.

O Amplivision V3 também foi utilizado pela primeira vez em duas cirurgias da artroplastia de quadril. As pacientes, ambas com idade na faixa etária dos 70 anos, sofriam com displasia, que é uma alteração mecânica da articulação do quadril. Segundo o cirurgião responsável, Dr. Luiz Henrique Penteado da Silva, o navegador possibilita maior precisão no posicionamento do implante da prótese.

“O Amplivision V3 permite visualizarmos quais são as melhorias que promovemos na estabilidade do quadril, nas correções de encurtamentos do membro inferior operado. Durante todo o procedimento o navegador informa como e o quanto os implantes finais podem ser efetivos quando colocados, e estes parâmetros são mais objetivos e sólidos do que o visual anatômico. Com maior segurança na estabilidade e com melhora da biomecânica do quadril, proporcionamos ao paciente não só uma condição de maior sobrevida do implante, mas uma recuperação dos movimentos pós-operatórios segura e mais rápida”, detalhou o Dr. Penteado.

Excelência na realização de artroplastias

Até o momento, 170 pacientes receberam prótese total de joelho com o auxílio do robô CORI de segunda geração e agora com o equipamento de navegação foram realizadas duas cirurgias parciais de joelho e duas de quadril no Hospital São Vicente de Paulo. O diretor técnico médico, Adroaldo Mallmann, entende que os números demonstram que Passo Fundo está consolidado como um dos maiores centros de artroplastia do Brasil e América Latina.

“Somos um centro médico de excelência e a ortopedia é um dos nossos destaques com a formação de profissionais capacitados e uma estrutura hospitalar fantástica, desde a internação até a reabilitação. Com a chegada do Amplivision V3 ganhamos ainda mais precisão, rapidez e maior confiabilidade nas cirurgias de prótese de joelho e quadril. Isso, sem dúvidas, nos consolida na vitrine mercadológica e cria sustentabilidade para que o hospital possa realizar sua missão social”, destacou o Dr. Mallmann. 

Créditos: Comunicação HSVP

[foto=111082]

[foto=111083]

Facebook
Twitter
WhatsApp