Grupo Planalto de comunicação

Situação vai protocolar requerimento para ampliar apurações na Codepas

A intenção dos vereadores de Oposição em investigar o suposto sucateamento da frota de ônibus da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas) seria apoiada por toda a bancada de Situação na Câmara se o autor do requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Marcos da Silva (PP), tivesse aceitado o pedido do líder do Governo na Casa, vereador Alex Necker (PCdoB), para ampliar o período de apuração para os últimos 10 anos.

Como Silva se recusou a retirar o requerimento que protocolou junto à Mesa Diretora, nesta quarta-feira (22), para incluir no texto a solicitação dos vereadores situacionistas e reingressar com o pedido na segunda-feira (27), Alex afirmou, no final da sessão, que na próxima semana será feito uma nova solicitação de abertura de CPI ampliando as investigações para os últimos 14 anos da Companhia.

Segundo o vereador, a Oposição se recusou a compor um acordo e investigar de forma ampla o que tem ocorrido na Codepas. “Por isso, vamos ingressar com um requerimento na próxima semana pedindo uma apuração mais abrangente por entender que o suposto sucateamento que é alegado pelo vereador Marcos da Silva não ocorreu em apenas dois anos do atual governo”, defendeu Alex, complementando que houve o comprometimento de toda a bancada da Situação em apoiar a intenção de Silva de conhecer a realidade da Codepas, o que parece não ter sido entendido pelo parlamentar. “Esse é um assunto que precisa ser tratado com responsabilidade, pois se vai haver uma investigação e apuração dos fatos, é preciso que seja feita desde as últimas administrações municipais”.

Para ser instalada, uma CPI precisa ter seu requerimento aprovado em Plenário pela maioria dos vereadores. O pedido feito pela Oposição nesta segunda-feira segue para apreciação da Procuradoria Jurídica da Casa.

Facebook
Twitter
WhatsApp