Filosofia
A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo foi construída pelos cristãos católicos da Diocese de Passo Fundo e região, para instalar meios de comunicação social em benefício do desenvolvimento integral.
Os que fazem a vida da instituição devem ter, no coração e na mente, que este ideal histórico serve de orientação para o desempenho profissional e particular de cada um. É compromisso dos colaboradores da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo primar pela eficácia profissional, de acordo com as características do segmento econômico a que pertencem, porém com enfoque no Cristianismo, à luz dos valores evangélicos e da prática da fé viva, buscando solidificar a Igreja de Jesus Cristo.
Estes valores e critérios transformam-se nos princípios da Justiça Social, nos princípios da Doutrina Social Cristã, da promoção da dignidade da pessoa humana, do bem comum, da solidariedade, do estado de direito, da democracia, da subsidiariedade, da liberdade, do respeito à autonomia de cada realidade temporal, da ética sobre a técnica, do homem sobre a matéria e do trabalho sobre o capital.
A verdade, numa visão reta e justa da pessoa humana, desafia-nos a abrir caminhos para a construção de uma sociedade justa, livre e fraterna.
Estes são os princípios da base filosófica da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo.
Histórico
Fundação cultural Planalto de Passo Fundo
Na primeira metade da década de 1960, dom Cláudio Colling, então bispo diocesano, principiou o desenvolvimento da ideia de que a Diocese de Passo Fundo deveria possuir uma emissora de rádio para auxiliar na evangelização e transmitir boas notícias que alegrassem os ouvintes e promovessem a dignidade. Em 17 de março de 1965 foi assinada a autorga de concessão do canal da então Sociedade Radiodifusão Planalto LTDA. No dia 5 de abril de 1969 foi inaugurada a emissora, sendo Deus a primeira palavra pronunciada na frequência da Rádio Planalto AM, pelo então diretor padre Paulo Augusto Farina. Em 1979 a Sociedade Radiodifusão Planalto LTDA transformou-se em Fundação Cultura Planalto de Passo Fundo, ampliando sua potência de 1 para 5 KW.
Ao longo de sua história, a Rádio Planalto se manteve pioneira e inovadora como empresa de radiodifusão. Embora a evolução tecnológica substitua técnicas, práticas e conceitos, o desafio da atualização constante são princípios seguidos pela sua gestão. No dia 16 de julho de 1982 foi inaugurada a Rádio Planalto FM (105.9), o Canal do Rio Grande, e, em novembro de 1997, surge a Revista Somando, com edição mensal, se mantendo até novembro de 2018.
No dia 12 de outubro de 2018, dia de Nossa Senhora Aparecida, foi ao ar, pela nova frequência, a Rádio Planalto News 92.1 com 6 KW, dando continuidade ao trabalho e missão da AM 730.
Atualmente a direção é exercida pelos padres Darci Treviso e Ladir Casagrande.
Missão
Gerar e divulgar informações relevantes, que promovam a evangelização, o entretenimento e o desenvolvimento humano, social e econômico.
Princípios
01. Promover a dignidade da pessoa humana;
02. Praticar e divulgar os princípios da Doutrina Social Cristã;
03. Investir nas pessoas, para promover o desenvolvimento integral;
04. Qualidade nas relações comerciais, formando uma simbiose entre empresa e clientes,
05. Associação de pessoas e de capital na formação da empresa considerada como comunidade de trabalho;
06. Responsabilidade social, através da geração de empregos;
07. Reconhecer o lucro como fator de desenvolvimento e da necessária participação aos que ajudam a produzi-lo;
08. Crescimento auto-sustentado.