Grupo Planalto de comunicação

Soledade agora enfrenta o chamado "Golpe do Pix"

Um novo golpe vem sendo aplicado na comunidade de Soledade, conhecido pelo nome de “Golpe do Pix” a prática criminosa consiste em 3 ou 4 pessoas comprarem itens nas lojas e ao pagarem via pix, utilizam o modo de agendar pagamento, mostram o comprovante e saem com os produtos, logo após saírem do estabelecimento, cancelam o agendamento e assim o pagamento.

A Polícia Civil está investigando os casos recebidos na delegacia de pronto atendimento de Soledade e o número de pessoas lesadas nesse golpe vem crescendo nos últimos dias.

CAÍ NO GOLPE. E AGORA?

Caso seja vítima deste golpe, o cidadão deve imediatamente fazer um Boletim de Ocorrência. O registro pode ser feito via internet, no site da delegacia online da PCRS, de forma rápida e evitando deslocamentos desnecessários. Caso deseje, a confecção do documento pode ser feita de forma presencial na delegacia mais próxima.

A vítima também pode entrar em contato com a instituição bancária. Através do banco é possível utilizar um procedimento chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central.

Ele facilita o pedido de devolução dos valores em duas situações: confirmação de uso do pix para aplicação de golpe; e falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação.

Texto: João Gabriel Nunes/Tua Rádio Cristal
Fonte: PCRS
Facebook
Twitter
WhatsApp