Grupo Planalto de comunicação

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA (12/10/2014)

-A liturgia deste final de semana é especial e de um grande significado: 36. romaria de Nossa Senhora Aparecida que acontece em nossa Arquidiocese com a presença de milhares de romeiros que tem como devoção e objetivo o seu amor a Mãe Maria. 
-PRIMEIRA LEITURA: Esdras 5, 1b-2; 7, 2b-3.
Comentário: O pedido e o desejo de Ester são os mesmos de todo o seu povo: a VIDA. Mas para isso precisa denunciar a perversidade do sistema opressor, que vende e extermina o povo. A atitude de Ester é um exemplo ousado: arrisca a própria vida para salvar o seu povo e a ele servir.
-SEGUNDA LEITURA: Apocalipse 12, 1.5.13a
Comentário: A mulher é um simbolo de muito significado: é Eva, a mãe da humanidade:  as doze tribos que formavam Israel. É também Maria, como mãe de Jesus e mãe dos discípulos. O dragão personifica o mal que tem a pretensão de lutar contra Deus, devorar o Filho da Mulher, o Messias que veio para destruir o mal.
-EVANGELHO  João 2, 1-11
Comentário: FAZEI O QUE ELE VOS DISSER”. O primeiro sinal de Jesus, narrado pelo evangelista João acontece no sexto dia e no Livro do Gênesis 1, 26-31, nessa dia (sexto) Deus criou a humanidade. Uma festa de casamento em Caná da Galiléia  (Caná significa: adquirir), onde Jesus vai adquirir para si um povo com o qual fará a Nova Aliança. Maria neste evangelho representa um grupo de pessoas que vão seguir a Jesus com fidelidade e fazer tudo conforme Ele disser. Maria nas bodas de Caná, estava atenta às necessidades daquela família.
PARA REFLETIR: São muitas as oportunidades de imitar Maria, no nosso dia a dia. Estamos atentos aos que estão ao nosso lado e que precisam de nosso cuidado, atenção, estímulo, carinho e acolhida? Qual o tamanho do amor que dispensamos aos outros? O amor de Jesus pela humanidade o levou a morte de cruz. 

Facebook
Twitter
WhatsApp